Adriano é o grande vencedor do 'Bidão de Ouro'


É o prémio para o qual nenhum futebolista quer ser nomeado, mas todos os anos a Rai Radio Due atribui o 'Bidone d'Oro' ao pior jogador da Serie A. Em 2010, a sorte vai para Adriano, um jogador, de resto, habituado a estas 'homenagens'. É a terceira vez que o brasileiro leva para casa o famoso troféu.

Em oito edições, o avançado, agora na Roma, já fez o tri, sendo que em 2006 e 2007 estava no Inter. Adriano chegou à capital italiana no último Verão, mas uma lesão e as preferências de Ranieri, que prefere apostar em Totti, Borriello e Vucinic, fazem com que conte, apenas, cinco jogos com a camisola romana. O jogador poderá, inclusivamente, deixar o clube, em Janeiro, mas já não se livra do prémio de maior desilusão do ano. A Rai Radio Due selecciona um grupo de jogadores que vão a votação do público. Adriano angariou 22.42% dos votos. O dobro de Amauri, da Juventus, que ficou em segundo. Ronaldinho, do Milan, foi o terceiro classificado.

O 'Bidão de Ouro' que surgiu como sátira à 'Bola de Ouro' já foi vencido por um português. Ricardo Quaresma ganhou o título, em 2008. O antigo jogador do Inter ficou, também, em lugar de honra, em 2009, no segundo lugar, atrás de Felipe Melo, e à frente de Tiago, na altura na Juventus. Os brasileiros continuam a dominar o 'Bidone d'Oro'. Além dos três títulos de Adriano e da conquista de Felipe Melo, Rivaldo foi o grande vencedor da primeira edição, em 2003. Pelo meio, além de Quaresma, Legrottaglie e Vieri também foram premiados.