Schweinsteiger dá a volta na Suíça


Dois golos de Bastian Schweinsteiger, o último dos quais no derradeiro minuto, permitiram ao Bayern de Munique vencer, por 2-1, no terreno FC Basel 1893 e somar o segundo triunfo em outros tantos jogos no Grupo E da UEFA Champions League.

O bis do internacional alemão deu a volta ao encontro, depois de Alexander Frei ter dado vantagem à equipa suíça, completamente contra a corrente de jogo, aos 18 minutos. O finalista vencido da última edição da UEFA Champions League passou muito tempo à frente da baliza adversária sem conseguir o seu objectivo, mas acabaria por chegar ao empate aos 11 minutos da segunda parte, numa grande penalidade convertida por Schweinsteiger. O ritmo foi muito elevado desde o apito inicial do árbitro, com ambas as equipas à procura de um golo madrugador antes de o Bayern começar a controlar os acontecimentos. E a primeira oportunidade pertenceu a Toni Kroos, que proporcionou uma grande defesa a Franco Costanzo com um remate rasteiro.


Depois, foi Daniel Van Buyten a falhar por pouco o alvo e, à medida que a equipa germânica aumentou a pressão, parecia que o Basileia teria uma noite muito complicada pela frente. Mas o jogo mudou por inteiro aos 18 minutos, graças à dupla de ataque da casa: depois de ter entrado na área, Marco Streller tirou Van Buyten com um excelente toque de calcanhar que assistiu Frei para um remate que não deu hipóteses a Jörg Butt. O Bayern acusou um pouco o golo e, até ao intervalo, teve dificuldade para responder ao Basileia, que ganhou mais confiança. Xherdan Shaqiri rematou com força para defesa de Butt, enquanto o melhor que a equipa alemã conseguiu antes do descanso foi um remate de longe de Mark van Bommel. Mas o rumo dos acontecimentos mudaria já na segunda parte, quando Thomas Müller foi travado em falta dentro da grande área por Benjamin Huggel e Schweinsteiger mostrou toda a calma do Mundo para converter a grande penalidade no 1-1.

O treinador do Bayern, Louis van Gaal, deu mais força ao ataque com as entradas de Mario Gómez e Ivica Olić, mas nenhum deles conseguiu dar sequência a um excelente cruzamento de Philipp Lahm, aos 68 minutos. E Streller até poderia ter dado nova vantagem ao Basel não fosse a pronta intervenção de Bütt, enquanto Gilles Yapi também não esteve longe do sucesso, mas, à medida que o final se aproximava, os alemães ficavam mais fortes. Müller e Olić pareciam ter desperdiçado as últimas oportunidades do Bayern, mas ainda houve tempo para Schweinsteiger dar o melhor seguimento ao livre de Danijel Pranjić, oferecer os três pontos à equipa alemã e ditar a segunda derrota seguida do Basileia.