Chelsea domina Marselha


O Chelsea FC consolidou a liderança do Grupo F da UEFA Champions League, que reparte com o FC Spartak Moskva, após ter somado o segundo triunfo noutras tantas jornadas, ao derrotar, em Londres, o Olympique de Marseille, por 2-0.

O Chelsea apresentou-se perante o seu público após ter sofrido a primeira derrota da época, na deslocação ao terreno do Manchester City, e sem o dianteiro de referência, Didier Drogba, por se encontrar suspenso, nem o compatriota Salomou Kalou, devido a lesão, o mesmo acontecendo com os médios Yossi Benayoun e Frank Lampard. Daí não foi de estranhar que Carlo Ancelotti tivesse concedido a titularidade ao jovem gaulês Gaël Kakuta. O Marselha foi a equipa que primeiro criou perigo, através de um remate à entrada da área de Lucho González. O ex-capitão do FC Porto acolheu um mau alívio do capitão do Chelsea, John Terry, e rematou de pronto, mas a bola embateu em Loïc Rémy antes de sair pela linha de fundo.

No entanto, o Chelsea reagiu como nunca e chegou mesmo ao golo ainda nos primeiros dez minutos. Florent Malouda rematou com perigo do lado esquerdo, para uma grande defesa de Steve Mandanda. O extremo francês cobrou o canto do lado oposto rasteiro para o poste mais próximo, onde apareceu Terry a emendar com um toque de primeira, fazendo a bola entrar junto ao poste, que estaria à partida guardado por Benoit Cheyrou. Cinco minutos depois, Malouda voltou a estar em evidência, recuperando a bola do lado esquerdo e flectindo para o meio, de onde rematou em arco, por cima da trave. Os "Blues" continuaram a carregar e Nicolas Anelka só não marcou porque Mandanda denotou bastante atenção e apurados reflexos.


O dianteiro francês marcaria, no entanto, aos 28 minutos, na transformação de uma grande penalidade, a punir mão na área de Stéphane M'Bia, culminando o domínio que os londrinos entretanto haviam conquistado. Anelka ainda voltou a tentar aumentar o seu pecúlio aos 40 minutos, mas o remate saiu ao lado. Entretanto e até ao intervalo, o Marselha, face à incapacidade de penetração na defesa dos londrinos, lá ia tentando a sorte de longa distância, sempre por Cheyrou, mas nunca com a direcção pretendida.

O Marselha entrou mais ofensivo para a segunda parte, acercando-se da baliza de Petr Cech com maior acutilância, mas de forma algo atabalhoada, conforme se viu numa tentativa de pontapé de bicicleta de Gabriel Heinze, detido sem dificuldade pelo guardião checo. Aos 61 minutos, Lucho dispôs de nova ocasião para marcar, mas rematou, à entrada da área, contra Ashley Cole. O Chelsea atacava agora com menor regularidade, mas, ainda assim, com perigo, conforme demonstrou Alex na transformação de um livre directo, no qual enviou a bola ao poste esquerdo da baliza de Mandanda, que depois ainda defendeu a recarga. Minutos depois, Michael Essien rematou de primeira ao poste, num lance que podia ter sentenciado a partida. No derradeiro minuto, o ganês voltou a acertar no poste, do lado errado.