Pódio para a Alemanha


A Alemanha garantiu o terceiro lugar no Campeonato do Mundo da África do Sul, ao bater o Uruguai por 3-2, num bom espectáculo de futebol.

Um jogo aberto e repleto de golos, incerteza no resultado, que apenas ficou decidido nos derradeiros dez minutos, graças a um golo de Sami Khedira. Os germânicos começaram melhor, estiveram na frente, o Uruguai respondeu e deu a volta, e perto do final os alemães fizeram o mesmo. E foram os europeus a começarem melhor. Aos dez minutos a Alemanha esteve muito perto de abrir o activo, na sequência de uma série de lances de insistência ofensiva. Após canto da direita, Arne Friedrich cabeceou ao segundo poste, com a bola a embater na barra. A Alemanha era, de facto, a equipa mais esclarecida em campo, apesar das tentativas de Jorge Fucile, do FC Porto, e Maxi Pereira, do Benfica, em remar contra a maré, e em cima dos 18 minutos, os germânicos chegaram mesmo à vantagem.

Bastian Schweinsteiger arrancou um excelente pontapé de fora da área, Fernando Muslera apenas conseguir bloquear, mas a bola sobrou para Thomas Müller, que só teve de empurrar para o 1-0, o seu quinto tento neste Campeonato do Mundo. O domínio da formação europeia era evidente, mas aos 28 minutos, o Uruguai conseguiu responder da melhor forma. Após um roubo de bola no meio-campo, os sul-americanos aproveitaram bem o desposicionamento da defesa alemã e, num rápido contra-ataque com três contra dois, Edinson Cavani recebeu na esquerda e, à saída de Hans-Jörg Butt, empurrou para o fundo da baliza. O encontro tornou-se um pouco mais equilibrado, com a Alemanha a sentir mais dificuldades para entrar na defensiva contrária, aproveitando o Uruguai para contra-atacar. Num desses lances, pouco antes do intervalo, Luis Suárez isolou-se pela direita, mas o seu remate cruzado saiu ao lado do poste.



O segundo tempo começou com uma excelente ocasião desperdiçada por Suárez, que viu Butt fazer uma excelente defesa para canto. Um sinal do que viria a acontecer pouco depois. A verdade é que o Uruguai entrou melhor após o descanso e Diego Forlán colocou a formação sul-americana na frente, aos 51 minutos, através de um remate acrobático à entrada da área. Foi o quinto golo do atacante na prova. Mas o jogo estava animado.

Na resposta, a Alemanha voltou a empatar, com Marcell Jansen a cabecear após cruzamento da esquerda e saída a destempo de Muslera, e Mesut Özil teve nos pés o 3-2, aos 57 minutos, mas exagerou nas fintas. O encontro estava aberto, emocionante, sem grandes estratégias defensivas. Nesta fase, Butt negou golos a Suárez e Forlán. Já se vislumbrava o prolongamento, quando a Alemanha conseguiu, finalmente, desatar o nó deste jogo. Aos 82 minutos, na sequência de um lance confuso, Sami Khedira conseguiu saltar mais alto que toda a gente e cabecear por cima de Muslera, fazendo o 3-2 final. Forlán, de livre directo, ainda atirou à barra, em período de descontos. Os germânicos asseguraram assim o derradeiro lugar no pódio do Mundial de 2010.