Braga dá passo de gigante rumo ao "play-off"


O Sporting de Braga está no bom caminho para marcar presença no "play-off" da UEFA Champions League, com um penalty convertido por Alan, um desvio certeiro do estreante Elderson e um livre soberbo de Matheus a garantirem o triunfo por 3-0 na recepção ao Celtic FC, em partida referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória.

O início de época e os inerentes poucos quilómetros nas pernas fizeram-se sentir no arranque da partida, com o primeiro lance de perigo a aparecer apenas aos 17 minutos. Paulo César flectiu para o meio e rematou forte com o seu pé direito, tendo o guarda-redes do Celtic, Łukasz Załuska, defendido com dificuldade para a frente. Os escoceses pareciam satisfeitos em esperar pelo erro do adversário, com Georgios Samaras sempre muito só na frente de ataque. Contudo, a estratégia visitante caiu por terra aos 26 minutos, quando o coreano Ki Sung-Yong cortou com o braço um cruzamento da direita e originou uma grande penalidade que Alan converteu com mestria. A equipa da casa, que já tinha tomado conta do encontro antes de ganhar vantagem, continuou a revelar-se sempre mais acutilante em termos atacantes, embora as oportunidades de golo tenham ficado reservadas para a etapa complementar.

O Celtic tentou regressar dos balneários mais pressionante, mas os constantes passes perdidos por parte da equipa de Neil Lennon iam permitindo ao Braga gerir os acontecimentos. O conjunto "arsenalista" parecia mesmo capaz de decidir já esta noite a eliminatória, mas algum cansaço, aliado a um maior acerto defensivo do adversário, pareciam ir deixar tudo em aberto para a segunda mão, que terá lugar na próxima quarta-feira, em Glasgow. Esse cenário mudou por completo aos 76 minutos, altura em que o recém-entrado Matheus cobrou um canto na direita e proporcionou o desvio certeiro do lateral nigeriano Elderson, um dos muitos reforços de Verão da equipa orientada por Domingos Paciência. Siderado, o Celtic viu a sua noite acabar em pesadelo, isto porque Matheus fez o 3-0 aos 88 minutos, na sequência de um fantástico livre directo que deixou o guarda-redes contrário sem hipóteses de defesa. O Celtic terá que fazer bem melhor na Escócia para, pelo menos, ainda lutar pela eliminatória.