World Cup: Day 1

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/0/01/20081017223420!Nani_Portugal.jpg

Portugal


Depois dos rumores de problemas disciplinares com Nani… surgem rumores que terá apresentado valores analíticos compatíveis com doping! O certo é… que uma fissura na clavícula poderia e devia ser diagnosticada de outra forma.

Enquanto isso, Drogba já treina quase sem limitações. O seu braço lesionado e sujeito a cirurgia já vai sem tala ou gesso. Fantástico, ou talvez não! Os tecidos moles ou ossos necessitam de 4 semanas para uma cicatrização pelo que alguém anda a fazer Bluff… ou a lesão não era tão grave quanto se disse e eventualmente nem cirurgia fez… ou então ele não está nem estará recuperado para o jogo com Portugal e querem fazer-nos pensar do contrário ou deixar na dúvida!

http://www.cbc.ca/gfx/images/sports/photos/2010/06/11/cauldron-ceremony-ap.jpg

Abertura

Já rola o primeiro campeonato mundial de futebol no continente africano… e o primeiro em décadas disputado no frio do Inverno de Junho! Pode fazer diferença! O enorme Nelson Mandela, símbolo nacional, não pode estar presente na cerimónia de abertura devido à morte da sua bisneta, por acidente automóvel, no regresso do concerto da véspera. A cerimónia foi engraçada, entretida, mas nada que faça esquecer coisas muito mais elaboradas e surpreendentes como a abertura do Olímpicos da China! Podiam ter feito bem melhor.

http://img.thesun.co.uk/multimedia/archive/01063/Shab_12_682x400_1063220a.jpg

África do Sul – México

Os Bafana-Bafana em 4-4-2 cumpriram mais um jogo sem derrota sob a orientação de Parreira. Este era para eles, mais que qualquer outra equipa, um jogo para sacudir a pressão, ganhar confiança e não perder. Estiveram quase a fazer uma gracinha e vencer uma das potenciais surpresas do Mundial. Os Bafana começaram a libertar-se da pressão e marcaram primeiro depois de uma primeira parte de superioridade Mexicana. Na segunda parte já com o jogo reequilibrado os africanos marcam para delírio da nação, e de um fantástico “soccer city” quase cheio. O México em 4-3-3, com Marques a subir simulando o 3-4-3, empata num lance de falha defensiva quando até já mostrava pouca capacidade para criar perigo. O jogo poderia depois ter caído para qualquer um dos lados, mas terminou empatado justamente. A Af. Sul meteu ainda uma bola no poste e, já agora, viu negado um penalti.

O México mostrou bom futebol atacante, especialmente na primeira parte. Boa exibição do Geovanni dos Santos, e má prestação do GR, Ochoa deveria ser o titular. A Af.Sul fica a referência para a excelente combatividade e 2 boas exibições Tshabalala e Pienar. Defensivamente as duas equipas terão que mostrar mais consistência.

http://www.cbc.ca/gfx/images/sports/photos/2010/06/11/ribery-franck100611getty.jpg

Uruguai – França

Um das desilusões antecipadas por todos, a França e Domenech, parece confirmar as piores expectativas. Com o seu 4-3-3 sob a batuta do contestado (pelos companheiros) Gourcuff, fez muito pouco futebol, assumiu muito poucas responsabilidades e, mesmo do banco , não soube nem quis arriscar muito para mudar os acontecimentos. Os lances de bola-parade de Gourcouf foram ainda assim o que criou mais frisson. O Uruguai confirmou que será a única a utilizar os 5 defesas, com 3 centrais, defendeu bem, mas ofensivamente foi pouco ambiciosa, com Forlan muito pouco consequente. Não tem criatividade nem construção no meio campo… Maxi e Alvaro Pereira estiveram bem, tendo o Portista feito uma pequena entorse do joelho, sem consequências.

O final da partida decorreu com a França em cima de um Uruguai reduzido a dez unidades, mas pela inépcia das equipas aceita-se o empate a zeros.

Grupo A:
As 4 equipas conseguem os mínimos, não perder. O meu palpite vai para México e África do Sul.

Amanhã:

Grupo B:

12.30 Coreia Sul X Grécia: Pode pender para qualquer um dos lados… mas atenção à Coreia. A Grécia beneficia, e de que maneira, da qualidade e inteligência táctica

15.00 Argentina X Nigéria: A super-favorita e messiânica Argentina defronta uma Nigéria longe de outros tempos.

Grupo C:

19.00 Inglaterra X USA: para mim o primeiro grande jogo do mundial. Este USA têm muito para dar e podem muito bem ser a grande surpresa! A Inglaterra é umas das favoritas. Tem a qualidade do futebol europeu, a táctica importada de Itália e o ritmo e intensidade da Premiership. A não perder.

Texto de Nuno Silva para o Negócios do Futebol