World Cup: Day 9/10

Adeptos (foto AP)

Dia 9


Camarões X Dinamarca: 1-2
Como previ a Dinamarca venceu e vai discutir com o Japão o acesso à fase seguinte. Foi com mais facilidade do que se esperava. Camarões já estão de fora com duas derrotas.


Gana X Austrália: 1-1
Gana não conseguiu capitalizar a derrota alemã e esticar a diferença pontual, reservando a primeira posição do grupo. Ainda assim é líder do grupo D, mas vai ter que levar com a Alemanha… e a Sérvia fica com a Austrália à sua mercê para poder passar. Provavelmente foi aqui que o Gana ficou de fora! Se a Sérvia vencer, a decisão do segundo sairá do Alemanha Gana.


Holanda X Japão: 1-0
Holanda confirmou a boa fase e mesmo sem Robben, chegou e bastou para carimbar o passaporte. É a primeira a fazê-lo… e nem necessitou de jogar muito. O Japão ficou aquém das minhas expectativas.

Ribéry (foto AP)

Dia 10

Na França exclui-se o Anelka, mas fica-se ainda a saber que na véspera do jogo com o México, Evra, Ribery, Gallas e Henry confrontaram o seleccionado, encorajados pelos Zidane. Já hoje os jogadores recusaram-se a participar no treino planeado… e o director desportivo Francês demitiu-se. Fica ainda por saber que seria o tal traidor Francês que trouxe para a imprensa os detalhes da véspera e do intervalo no jogo com o México.

Portugal:
Ficou confirmado o rumor da véspera… Deco não vai jogar contra a Coreia… será ainda o preço a pagar pelas declarações!?


Eslováquia X Paraguai: 0-2
Paraguai confirma o bom momento, vencendo depois do ponto obtido com Itália. Beneficiou ainda do empate da Itália e fica com caminho livre para bater a equipa mais fraca do grupo (N. Zelândia) e passar em primeiro.

Itália X N.Zelândia: 1-1
Uma verdadeira decepção para a Itália. Não conseguiu vencer a equipa mais fraca e enfrenta depois a Eslováquia. Vão decidir entre ele quem passa. A Itália já está habituada a dificuldades e até poderá passar com 3 empates.

Luís Fabiano remata para golo. O primeiro dele no jogo (foto AP)

Brasil X Costa Marfim: 3-1

A Costa do Marfim jogou de forma completamente diferente do que fez com Portugal. Quis abrir o jogo e discutir a todo o campo e deu-se mal. Conseguiu chegar com perigo à área brasileira, falhou e obviamente perdeu. O Brasil encontrou o caminho da baliza numa das primeiras oportunidades depois de um período de maior fluidez Marfinense. Estrategicamente foi um erro a opção de Ericksson. O Brasil aproveitou o espaço concedido e criado e foi jogando à Brasil. Para Portugal foi o resultado ideal, pena o golo Marfinense que poderá fazer diferença nas contas finais do grupo. O Brasil é a segunda equipa com passaporte carimbado. Um Brasil para mim super-favorito, mais que Argentina… é um Brasil sagaz e que até saberá jogar mal!

Amanhã(Hoje) há Portugal X Coreia
… e ainda Chile-Suiça, e Espanha-Honduras.

… Espanha naturalmente vencerá… já chegam de surpresas… e a Suíça se empatar com o adversário directo ao segundo lugar passa… se vencer vai provavelmente ser primeiro do grupo e estragar as contas ao Brasil… beneficiando o segundo posto de Portugal.

Texto de Nuno Silva para o Negócios do Futebol