Suíça trava Itália


A Itália, campeã mundial, não conseguiu melhor do que empatar a um golo em Genebra com a Suíça, selecção que também irá estar presente no Campeonato do Mundo, repetindo o resultado do último encontro de preparação dos seus antecessores que triunfaram nos Mundiais de 1982 e 2006.

O seleccionador da Suíça, Ottmar Hitzfeld, fez duas alterações em relação à equipa que recentemente perdeu com a Costa Rica, com Gelson Fernandes a substituir Tranquillo Barnetta e Valon Behrami a ocupar no lugar de Marco Padalino. A titularidade de Gianluca Zambrotta revelou-se a única novidade de Marcello Lippi no que toca à equipa que perdeu com o México na quinta-feira passada.


A equipa da casa ganhou vantagem aos dez minutos, quando o médio Gökhan Inler, que joga em Itália ao serviço da Udinese Calcio, fintou Riccardo Montolivo e inaugurou o marcador com um forte remate de pé esquerdo a 20 metros da baliza. Mas os “azzurri” precisaram de apenas quatro minutos para responder: Fabio Quagliarella marcou de cabeça, numa recarga, já que o primeiro remate do atacante do SSC Napoli tinha sido devolvido pela cabeça de Philippe Senderos. A Suíça criou as melhores oportunidades para voltar a ganhar vantagem no final do primeiro tempo, mas Zambrotta conseguiu interceptar um remate de Behrami, enquanto o guarda-redes Federico Marchetti fez uma boa defesa para negar o golo a Alexander Frei. Na outra área, Christian Maggio cruzou da direita e Giampaolo Pazzini cabeceou forte, mas Senderos surgiu a evitar o golo.

Ambos os seleccionadores fizeram várias substituições na segunda parte e o ritmo de jogo baixou. As oportunidades de golo escassearam, mas foi a equipa da casa aquela a criar as situações de maior perigo, nomeadamente quando os suplentes Hakan Yakin e Xherdan Shaqiri estiveram perto do golo no período de compensação. Os helvéticos iniciam a participação no Grupo H do Campeonato do Mundo frente à campeã europeia Espanha, a 16 de Junho, dois dias depois de a Itália medir forças com o Paraguai no Grupo F.