Olhar sobre o FC Porto

A Mística Azul e Branca - Enganar Totós

Existe um Livro que é mundialmente famoso e que qualquer pessoa reconhece ao longe. Há quem lhe chame o Livro dos Totós dado que o seu Título é sempre qualquer para Totós. Temos livros que são Informática para Totós, Contabilidade para Totós, Futebol para Totós, Xadrez para Totós etc., etc. Geralmente estes livros são manuais que explicam de uma maneira simples e ponto por ponto qualquer das questões que estão na capa.

Ora aqui em Portugal, os Jornalistas do Jornal Desportivo “A Bola” e do Generalista “Correio da Manhã” adquiriram uma série enorme do livro “Como enganar Totós para Totós.”. Este manual diz a estes Jornalistas qual é a melhor forma de se ganhar muitos € dando uma notícia que não tenha o mínimo de cabimento, pois os Nerds (termo Americano para Totó) Tugas vão comprar logo de imediato os ditos Jornais.

http://4.bp.blogspot.com/_h5Nbv49tiC8/RtOFARv9BtI/AAAAAAAAAGo/l7Qdop_1rAQ/s400/EC_totos.png

O segredo para o sucesso é simples: Invenção q.b. (não pode ser muito porque senão os Totós desconfiam apesar de serem de raciocínio muito lento), pegar nos nomes de importantes figuras do Futebol Português sendo que a preferência é quase sempre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, misturar bem as coisas, meter umas declarações mal interpretadas e voilá. Habemos escândalo e muitas tiragens do Jornal que baterá o recorde de Vendas.

A última patacoada que estes “Jornais” inventaram, e na qual os Totós do costume acreditaram e se fartaram de berrar indignados, foi a de o Treinador Jorge Jesus ter sido contactado pelo FC Porto para ser o sucessor de Jesualdo no Comando Técnico dos Dragões. Segundo “A Bola”:

A Bola

Mal acabou de sagrar-se campeão nacional pelo Benfica, concluída a derradeira jornada da Liga (triunfo, na Luz, sobre o Rio Ave, por 2-1), Jorge Jesus foi alvo dum assédio que, se chegasse a vias de facto, teria alterado a face do futebol português, apagando o efeito galvanizador da conquista do título para a nação encarnada. No passado dia 11 de Maio Jorge Jesus foi abordado, soube A BOLA, por um empresário que lhe apresentou uma proposta para rescindir contrato com o Benfica e assinar pelo FC Porto. Na conversa com esse agente - o técnico encarnado não teve qualquer interlocução directa com qualquer dirigente do FC Porto - a Jorge Jesus foi garantido que a indemnização a pagar ao Benfica, na ordem dos dois milhões de euros, passaria ao lado do treinador campeão nacional, que veria o salário que auferia na Luz triplicado.

Artigo simplesmente ridículo e falacioso, dado que, caso esta tivesse algum fundamento, pelo menos havia o mérito de tamanho assédio ter obrigado o Benfica a pagar ao Treinador Jorge Jesus, a partir da próxima Época, o triplo do ordenado que este ganhava, isto é, 500 mil euros, passando a ganhar 1 milhão e 500 mil euros. Que eu saiba nada disto se passou até agora.

Segundo, quem conhece o método de trabalho dos Azuis e Brancos no que diz respeito á Contratação de Treinadores e Jogadores, sabe muito bem que quando o Porto quer tem! Tem sido assim há muito tempo e os resultados saltam á vista. O Porto quis Jesualdo e este veio, quis Mourinho e este veio e agora quis o Villas-Boas e este veio, dando razão ao que disse Rui Santos quando afirmou que o novo Treinador Portista só iria para o Sporting se os Dragões deixassem. Ora, se os Portistas estivessem mesmo interessados em contratar Jorge Jesus, este teria vindo para o Dragão e de pouco teriam servidos os discursos escritos por outrem de Filipe Vieira. Nem mesmo o charme de Rui Costa teria conseguido conquistar a atenção de Jesus.

Por último, Jorge Jesus foi Campeão no Benfica e, desta forma, cumpriu um feito inédito dado que, actualmente ser-se Campeão neste Clube é um acto heróico devido á escassez de Títulos das últimas Temporadas. A equipa com que ganhou o Título de Campeão foi montada por ele, o que aumenta ainda mais o seu mérito. Numa entrevista, Jorge Jesus disse que queria ser Campeão Europeu com o Benfica e agora vai assinar pelo Futebol Clube do Porto que vai participar na Liga Europa? Será que Jesus vai mesmo abandonar este projecto que iniciou no Benfica?

Há cada Benfiquistas que é Totó até dizer basta… É preciso ser-se muito Totó para se ficar indignado com esta notícia. Depois admirem-se que Portugal inteiro goze com o Benfica graças a estes jogos de bastidores.

Crónica semanal de The Blue One para o Negócios do Futebol