Nigéria consegue primeiro ponto do Mundial no apuramento da Coreia do Sul


Nigéria e Coreia do Sul empataram 2-2 num dos jogos mais movimentados do Mundial de 2010, resultado que permitiu aos asiáticos a qualificação para os oitavos-de-final, onde defrontarão o Uruguai como segundos classificados do Grupo B.

A Nigéria tinha ténues esperanças de apuramento, pois necessitava de um triunfo por margem volumosa e tinha também de contar que a Argentina goleasse a Grécia. E não se pode dizer que os comandados de Lars Lagerbäck tenham começado mal a partida, pois não demoraram mais do que 12 minutos a chegarem ao golo. Chidi Odiah desceu em grande velocidade pelo flanco direito e cruzou da linha de fundo para a zona frontal, onde apareceu Kalu Uche a antecipar-se a um defesa coreano e a desviar com êxito. Inspirado pelo seu tento, Uche visou a baliza de Sung-Ryong e dispôs de mais duas ocasiões para marcar. Aos 23 minutos, cobrou um livre directo no qual fez a bola passar perto da trave e, aos 35, rematou fortíssimo de fora da área, com a bola a embater com estrondo no poste esquerdo.

Mais cerebrais e laboriosos, os coreanos reagiram bem e empataram a partida ainda antes do intervalo. Aos 38 minutos, Obasi cometeu falta sobre Park Ji-Sung. Sung-Yueng cobrou o livre do lado esquerdo e Jung-Soo surgiu junto ao poste mais distante solto de marcação a desviar para o fundo das redes.

A segunda parte foi ainda mais movimentada do que o primeiro tempo e a Coreia do Sul, talvez motivada pelo golo do empate, entrou melhor e deu mesmo a volta ao marcador, outra vez de bola parada. Chu-Young cobrou um livre para a área e a bola acabou por sobrevoar toda a gente e entrar na baliza. Seguiu-se uma incrível perdida de Yakubu, que falhou uma das ocasiões mais flagrantes de toda a fase final aos 67 minutos. Ayila escapou-se pela direita e cruzou para a boca da baliza e o dianteiro do Portsmouth FC fez o mais difícil: falhar de baliza aberta. Redimiu-se dois minutos depois, ao converter uma grande penalidade a punir derrube de Namil a Obasi. Mas uma nova perdida flagrante, desta feita de Obafemi Martins, completamente isolado perante o guarda-redes coreano, deitou tudo a perder. De nada valeu a pressão final dos nigerianos, pelo que, com o empate, serão os coreanos a jogarem, no sábado, frente ao Uruguai para os oitavos-de-final.