O F. C. Porto sofreu uma derrota humilhante em Londres e confirmou o fim de um ciclo. Sem agressividade, a equipa azul e branca é uma sombra do que foi num passado recente e não teve hipóteses de lutar pelo apuramento, diante de um Arsenal muito forte.
Está rapidamente a ir por água abaixo a época de 2009/10 do F. C. Porto. O desfecho do jogo desta terça-feira em Londres confirmou o péssimo momento que atravessa a equipa de Jesualdo Ferreira, embora não se possa comparar o grau de dificuldade imposto por um adversário como o Arsenal com os anteriores. Como tantas vezes já acontecera em Inglaterra, mas desta vez com a justificação compreensível de não poder contar com Fernando, Jesualdo improvisou. O técnico proporcionou a Nuno André Coelho uma inesperada estreia na Champions, adaptando o central à posição de médio-defensivo, mas a terrível entrada dos dragões no jogo tornou impossível o sucesso da aposta.
O golo de vantagem que os portistas traziam da primeira mão durou apenas dez minutos a desaparecer. Nada de surpreendente, tendo em conta a facilidade com que o ataque dos "gunners" abriu buracos na apática defesa azul e branca... O dinamarquês Bendtner marcou dois golos fáceis em 25 minutos, mas muitos outros ficaram por marcar, valendo à equipa portuguesa uma série de boas defesas de Helton, que deixou a eliminatória em aberto até ao intervalo. O russo Arshavin, que não jogara no Dragão por lesão, fez o que quis de quem lhe apareceu pela frente durante toda a partida, mas chegou a impressionar a incapacidade defensiva de toda a equipa do F. C. Porto, cujos jogadores pura e simplesmente deixaram de saber pressionar os adversários nas últimas semanas...
Jesualdo Ferreira tentou alterar um cenário que já era muito negro ao intervalo, dando por concluída a aposta em Nuno André Coelho, e a entrada de Rodríguez teve efeitos positivos nos primeiros minutos da segunda parte, mas o pesadelo portista estava longe do fim. Por duas vezes, os dragões estiveram perto do golo que igualaria a eliminatória, num remate de Falcao que Almunia defendeu e numa bola cabeceada pelo uruguaio que o francês Nasri salvou em cima do risco, só que esses lances foram apenas um oásis num deserto de ideias ofensivas, desta vez com Hulk no relvado, mas longe da forma de outros tempos.
O terceiro golo do Arsenal, marcado de forma sensacional por Nasri, acabou com a tímida reacção portista e acabou, em definitivo, com as dúvidas, se é que chegaram a existir, sobre o nome do vencedor da eliminatória. Perdida no relvado do Emirates Stadium, a equipa de Jesualdo Ferreira acumulou mais uma série de erros até ao final da partida, permitindo que o resultado assumisse contornos humilhantes para um clube com o historial europeu do F. C. Porto.
13 comentários:
Jesualdo tem de ir embora... ajudem a espalhar e assinem
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1567
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1567
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1567
(peço aos contribuidores do blogue para nao retirarem o comentário uma vez que nao insulta ninguem, sendo apenas uso da liberdade de expressao)
exibição vergonhosa do meu porto. Rua com o Jesualdo. Este ano é para limpar o boteco
onde esta o Nuno Silva? Escondidinho desde Alvalade...
CARREGA BENFICA
ANDRADES LEVARAM 5 BATATAS!!!!!!
Que sirva de lição, e que seja um ponto de viragem.
Ouve lá oh morcão, tu fecha essa boca que ninguém atura a quantidade de merda que por aí sai. Vai lá jogar contra os clubezecos de terceira categoria, e preocupa-te contigo que essas tretas de clubismo são pura infantilidade neste caso. Falas à vontade do campeonato, mas nao tens sequer o direito de pronunciar o nome de uma competição em que não marcas presença há anos oh idiota.
Eu sei que esta derrota foi um grande orgulho para a maioria dos benfiquistas, mas lembrem-se de que, como portugueses, também deveriam sentir-se envergonhados.
Pensem bem o que não devem pensar as pessoas de outros países: "Se o tetracampeão leva 5, o que seria das outras equipas..."
Lembrem-se sempre disso. É que para o ano (e eu digo isto assumindo que o Benfica já tem lugar garantido na Champions) também vocês poderão envergonhar Portugal. Não pensem que são os maiores a jogar com Herthas, Evertons e afins (com todo o respeito por estes dois lendários clubes); os verdadeiros guerreiros vêm-se em grandes guerras como em Old Trafford, em Stamford Bridge, etc...
que pinga...
Sim Sim...A culpa é só do Jesualdo... até parece que foi o Jesualdo que jogou nas 11 posições. Tem bastante culpa como é óbvio, mas alguém mais tem de ser responsabilizado. Ele tem culpa que o Fucile tenha acordado com os pés de fora? que o Hulk pense que jogar futebol é só correr em frente e protestar com árbitros? que o Rúben Micael tenha estado de férias durante 90'? que o Nuno André Coelho seja um trinco de faz de conta?
quem mete o NA Coelho a trinco só mostra que não encara o jogo de igual para igual
O Jesualdo vai-se embora de qualquer maneira, com ou sem petição. Só tenho pena é que ele nao tivesse ido no final da época passada, ao menos saía em grande.
sim adaptar é um trinco é sempre arriscado... muitas vezes parte-se do princípio que um bom central pode ser uma boa solução como trinco, mas por vezes isso acaba por não se revelar uma vez que esse central pode colar muito à defesa jogando muito recuado e fazendo com que haja um hiato entre a defesa e o restante meio campo, levando-os a fazer muitas faltas desnecessárias. Adaptar trincos é muito idêntico a adaptar guarda-redes, é um exagero com é óbvio...
Exemplos:
-Nuno A. Coelho: o seu desaparecimento do jogo e faltas de rotina deram muito espaço essencialmente a Rosicky, Arshavin e que estavam a jogar quase sem oposição.
-Yebda: No inicio de pré-época jogou a trinco e muito cedo se percebeu que essa era principal lacuna do Benfica na altura, a falta de posicionamento levavam-no a fazer imensas faltas e faziam com que o meio campo fosse alugado
Yebda e Nuno A. Coelho são jogadores que gosto de ver jogar, mas nunca na posição de trinco
na segunda imagem o fucile fez sinal do resultado final --'
o helton queria esticar o dedo do meio para o cabrao do dinamarques mas esticou o indicador, simbolizando que o vai meter num certo sitio ao bendter ;)
CARREGA PORTO, agora é trabalhar para dar 5 aos slbostas e para o Braga ser campeão :D
a minha maior vergonha e ser portugues pela merda q o porto fez
os meus pesemos
AMEM
Carrega Benficaaaa
Lol, e eu a pensar que a tua maior vergonha era dependeres de outros clubes há cinco anos para garantires um lugar em competições europeias. Afinal isso está bem.
Parecem animais "uuug, uuug, carrega benfica, carrega benfica". É que os comentários chegam a ser tão retardados que se tem pena de quem tem a infelicidade de passar os olhos por eles. E já agora, aprende a falar antes de escreveres "pesemos" ou "amem" .. lol, é que nem uma palavra de quatro letras (uma delas repetidas) consegue sair direito de quem tem o intestino grosso ligado ao cérebro. Queres uma novidade? Pois aqui está, ainda não ganhaste rigorosamente nada, e nem que ganhes, ficas a saber que o jogo que tens esta quinta-feira só o tens porque o FUTEBOL CLUBE DO PORTO tem representado Portugal ao longo de anos na MAIS IMPORTANTE COMPETIÇÃO EUROPEIA DE FUTEBOL, enquanto o teu clubezeco andava a garantir terceiros lugares e canecos de cerveja. Por isso lava a boca antes de sequer falar do Porto, principalmente quando deves tanto à "merda" que o clube fez.