Itália sofre para empatar com Paraguai

De Rossi resgata ponto

A campeã Itália iniciou a defesa do ceptro com um empate 1-1 ante o Paraguai, no jogo de estreia do Grupo F do Campeonato do Mundo. A formação americana colocou-se na frente ainda na primeira parte, por intermédio de Antolin Alcaraz, mas Daniele De Rossi conseguiu resgatar um ponto para os "azzurri".

O primeiro tempo valeu sobretudo pelo golo do Paraguai, aos 39 minutos. De resto, foi uma partida demasiado táctica, com poucos espaços e imaginação e, por isso, sem verdadeiras oportunidades de golo. Apesar dos esquemas aparentemente ofensivos (Itália em 4-3-3 e Paraguai em 4-4-2), a verdade é que a preocupação principal de ambas as formações parecia ser não sofrer golos.

Os momentos de maior perigo surgiram invariavelmente de lances de bola parada, com ambas as defesas a estarem muito bem neste capítulo. Excepto a italiana, no golo do Paraguai. Aureliano Torres cobrou um livre do lado direito e o defesa-central Alcaraz saltou mais alto que todos, cabeceando colocado, sem hipóteses para o guarda-redes Gianluigi Buffon.

O segundo tempo trouxe uma novidade na Itália, com Marcello Lippi a tirar Buffon e a lançar o guardião Federico Marchetti. Não foi certamente por isso que os transalpinos se apresentaram após o descanso com uma outra atitude. Os campeões do Mundo partiram para cima do seu adversário, embora sem grande clarividência, e conseguiram chegar ao empate, também de bola parada, após um canto da esquerda. Pepe converteu rapidamente o lance e De Rossi surgiu na pequena área a encostar.

A formação europeia passou a mandar por completo na partida, com destaque para a velocidade de Pepe, empurrando o Paraguai - já com Óscar Cardozo em campo - para a sua grande área. No entanto, o grande povoamento desta zona não permitiu aos italianos criarem grandes situações de perigo, excepção para remates de longe de Pepe e Riccardo Montolivo, já nos derradeiros dez minutos. O empate acabou por persistir.