Este jovem de 20 anos é já considerado titular indiscutível na frente de ataque dos norte-americanos, sendo que Bradley não prescinde dele, nem quando actua com apenas um avançado (como aconteceu no último jogo com Inglaterra). O jogador dos quadros do Villarreal estreou-se em 2007 e desde então actuou mais 25 vezes, marcando 9 golos.
Jozy Altidore, de origens haitianas, começou a sua carreira na MLS ao serviço do New York Red Bulls, no ano de 2006. Pelo clube nova-iorquino o avançado marcou 15 golos nos 37 jogos disputados, até que em 2008 se mudou para a Europa, para representar o Villarreal de Espanha, a troco de 7,5 milhões de euros. No clube espanhola não teve grandes oportunidades, ainda assim marcou um golo nos seis jogos em que participou. A meio dessa temporada foi emprestado ao Xerez da Segunda Divisão, que lutava pela promoção. Outras propostas foram rejeitadas, como do Everton, porque o clube espanhol queria que Altidore assimilasse os processos de jogo típicos de Espanha, tendo por isso a escolha recaído num clube desse país. Todavia, o avançado não fez nenhum jogo pelo clube, em virtude de uma lesão no tornozelo. No início da temporada foi emprestado ao Hull, onde conseguiu ter mais oportunidades. Fez 30 partidas e, embora só tenha marcado um golo, foi crucial ao assistir vários colegas. Ainda assim, não foi conseguiu evitar a descida dos Tigers.
Altidore é um avançado muito promisso que com apenas 20 anos conta já com um currículo interessante, sobretudo a nível internacional. Dotado fisicamente, é um ponta-de-lança possante (1,86m e 80 kg) mas também capaz de percorrer grandes distâncias a uma velocidade considerável, sendo que também é ágil de movimentos, ao contrário de muitos jogadores com estas características físicas. Gosta de jogar ao pé da área, procurando fazer tabelas e o passe dos seus colegas para depois finalizar em força, sendo a boa leitura de jogo uma das qualidades que lhe permite jogar de costas para a baliza. É, por isso, o jogador a ter em conta, não só neste Mundial, como no futuro.
0 comentários: