Eu acredito

Image Hosted by ImageShack.us

Queria começar por agradecer o convite feito pelo Pedro para escrever neste site. É algo que gosto de fazer, que me diverte e são experiências que nunca vou recusar. Nesta crónica vou falar de vários assuntos mas claro, sempre como tema central o desporto Rei!

Parece me lógico o assunto desta minha primeira aventura no Negócios do Futebol, seja o Mundial 2010 e a participação da nossa Selecção.

Eu sou suspeito, sou um defensor convicto da Selecção. Sou daqueles que pensa que cada momento com aquela camisola deve ser levado aos limites. São poucos os eleitos para a vestirem e assim sendo tem que se justificar a cada jogo o porquê de ter esse privilégio de jogar por Portugal. No meu caso sempre foi o meu maior sonho, de toda a minha vida. Não sonho jogar no R. Madrid ou Barcelona, sonho jogar por Portugal nem que seja num amigável com último classificado do ranking da FIFA …

Carlos Queiroz à conversa com Carlos Godinho (foto ASF)

Como é normal, todos têm opinião sobre cada um dos jogadores, acerca das opções tácticas e técnicas tomadas pelo Prof. Queiroz, mas sei, acredito, que mais do que ninguém o Professor quer ganhar agora e sempre. É uma pessoa que deu e continua a dar muito ao futebol português e um dos grandes responsáveis pela evolução do nosso futebol. Mesmo que não se concorde com as tácticas, jogadores, opções em geral, cada um de nós tem o dever de apoiar este treinador e aqueles jogadores até o fim do Mundial.

Penso ser unânime que Portugal não fez um jogo brilhante, mas também não acho que foi um mau jogo. Relembro que jogámos contra a melhor equipa africana da actualidade e que Eriksson jogou de forma extremamente defensiva. A Costa do Marfim jogou com um bloco defensivo muito baixo, reparem que muitas vezes o avançado centro estava a defender ao lado do médio centro já no meio-campo defensivo, com as linhas muito juntas e pouquíssimos espaços para os jogadores portugueses. Apenas “facilitaram” uma vez logo aos 5 minutos quando Ronaldo ganhou um pouco de espaço e rematou ao poste. A equipa africana foi extremamente solidária entre si e estavam claramente com a lição bem estudada .

Deco (foto ASF)

Portugal por sua vez não conseguiu esses espaços de nenhuma forma e na minha opinião a razão principal é simples: Deco não conseguiu jogar! Estava sempre rodeado por 2 jogadores que muitas vezes recorriam à falta para travar as jogadas de ataque. Deco é um jogador de eleição, um génio que não tenho dúvida ainda vai fazer grandes jogos neste Mundial. Danny esteve desinspirado, acontece! Ronaldo também esteve sempre muito marcado e ficou condicionado por um cartão amarelo mostrado muito cedo em que não merecia ter sido exibido. Os laterais portugueses também não conseguiram causar desiquilibrios porque tinham sempre dois extremos marfinenses prontos a contra atacar rapidamente. Mas para mim Coentrão fez um jogo fantástico. Que grande personalidade que demonstrou, não perdeu um lance defensivamente e acredito que nos próximos jogos vai subir pelo corredor muito mais vezes, para mim foi o melhor em campo. Liedson esteve sempre muito bem marcado pelos centrais adversários, muito mais fortes fisicamente. Pareceu me também que muitas vezes se sentiu sozinho na frente e claro com pouco jogo. Teve uma “reacção” que eu próprio costumo ter quando sinto a passar ao lado do jogo: veio fechar, pressionar, à esquerda e à direita muitas vezes para ajudar a equipa e tentar entrar no jogo. São sempre jogos ingratos para um avançado que acaba por passar o jogo com pouquíssimas oportunidades de fazer aquilo q melhor sabe: golos! Mas como digo quando não se pode ajudar com golos, tem que se ajudar de outra forma e Liedson correu muito…

Só tive pena de não termos jogado um pouco mais de tempo no 4-4-2 que o Professor tentou implementar quando trocou Simão por Danny. Ronaldo fez dupla com Liedson e essa alteração mexeu com o jogo.

De registar que a equipa defensivamente esteve muito bem e apenas nos últimos minutos de jogo a Costa do Marfim criou perigo, Bruno Alves e Carvalho são sinónimos de qualidade, estabilidade e confiança.

Tenho o “feeling” que vamos entrar contra a Coreia, com Ronaldo e Liedson na frente, Deco nas costas dos dois, Simão sobre a esquerda, Pedro Mendes no meio com Meireles a descair para a direita. Neste jogo temos que emendar o que de mal fizemos contra a Costa do Marfim: transições para o ataque mais rápidas, mais rapidez na circulação da bola e movimentos de ruptura, pressionar mais alto, no meio-campo contrário.

Não tenho dúvida que o nosso Seleccionador já viu várias vezes o jogo da Costa do Marfim para ver o que a equipa errou e conhece já como ninguém a equipa da Coreia.

Eu acredito nesta equipa! Força Portugal!

Texto de Tozé Marreco, avançado do Servette, para o Negócios do Futebol