Lukman Haruna explodiu este ano no Mónaco, com apenas 19 anos, e é já considerado, a par de Obi Mikel (que não poderá marcar presença neste Mundial) um dos maiores talentos deste país africano. O médio é opção segura de Lars Lagerbäck no onze nigeriano e poderá ser um dos impulsionadores da sua selecção no Mundial, pela estabilidade que dá no centro do terreno, mas também pela capacidade de inicar jogadas de ataque.
Haruna fez a sua formação na Nigéria, em academias "europeias", mas cedo o seu talento fez despertar o interesse de clubes do "velho continente". O Mónaco garantiu a sua contratação em 2008, mas só na época que agora acabou é que este jovem conseguiu agarrar um lugar na equipa Monegasca. Em 23 partidas este médio trabalhador fez 3 golos e contribui para que o seu clube alcançasse um seguro oitavo lugar. Pela selecção nigeriano actuou em quatro ocasiões, marcando um golo.
Com apenas 19 anos (realizará 20 em Dezembro) Haruna revela já muita maturidade, sendo essencial para garantir a estabilidade do meio campo da Nigéria a nível defensivo (tapando algumas fragilidades reveladas pela defesa) mas que também sabe sair a jogar e comandar algumas jogadas de cariz mais ofensivo. Consegue recuperar muito bem a bola porém, ao contrário de outros jogadores com funções defensivas, não se limita a passar para o colega que está mais perto, conduzindo o esférico e construindo situações de ataque, o aspecto mais temível das Águias Verdes. Para além disso, tem um bom remate, capaz de causar mossa nas balizas contrárias.
Na ausência de Obi Mikel, pode-se dizer que Lukman Haruna terá uma grande oportunidade de se mostrar nesta competição e despertar a cobiça de grandes colossos europeus, que aliás já o têm referenciado.
1 comentários:
Este jovem chamo-me a atenção,coicidentemente