Álvaro Pereira marca na goleada do Uruguai

Forlán embala Uruguai

Depois do empate na ronda inaugural do Grupo A, a África do Sul, anfitriã do Campeonato do Mundo de 2010, saiu derrotada do confronto ante o Uruguai (3-0), num desafio em que Diego Forlán apontou dois golos. O portista Álvaro Pereira marcou ao fechar do pano.

A jogar em casa, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, a turma africana foi a primeira a criar perigo, logo aos quatro minutos, primeiro na execução de um livre e depois na marcação de um canto. Ainda assim, a formação sul-americana, que contou com os portistas Álvaro Pereira e Fucile no "onze" – o benfiquista Maxi Pereira também alinhou de início – ia anulando as investidas do conjunto orientado por Carlos Alberto Parreira.

Os uruguaios aproveitaram inclusivamente para subir um pouco mais no terreno e Luis Suárez tentou o remate de fora da área, mas o guarda-redes sul-africano, Khune, travou o disparo do dianteiro. No minuto seguinte, o Uruguai chegou mesmo ao golo, também através de um disparo de longe. Diego Forlán disparou uma bomba em direcção à baliza, o esférico ainda sofreu um desvio em Mokoena e acabou por entrar nas redes à guarda de Khune.

Forlán e Alvaro Pereira festejam golo (foto AP)

Empolgados pelo golo, os comandados de Oscar Tabárez poderia ter dilatado a vantagem aos 33 minutos, mas Suárez, descaído sob o lado direito acertou nas malhas laterais da baliza sul-africana. Aos 39 minutos os "bafana bafana" responderam e estiveram perto do empate, após cruzamento do lado direito, de Modise. Mphela, bem colocado, cabeceou pleno de intenção, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

Depois de ter chegado ao intervalo em vantagem, o Uruguai encarou o segundo tempo com a missão de preservar a vantagem alcançada, não descurando o ataque. Assim, aos 47 minutos, Cavani esteve perto do 2-0, após cruzamento de Suárez, mas Masilela conseguiu desarmar o atacante contrário, quando este se preparava para visar a baliza de Khune.

Os uruguaios continuaram a desperdiçar algumas ocasiões para dilatar a vantagem e aos 65 minutos viram Mphela desaproveitar novo cabeceamento em zona frontal, com o esférico a sair ao lado. Dez minutos depois, Khune derrubou Suárez dentro da grande área, com o árbitro a assinalar grande penalidade e a dar ordem de expulsão ao guardião sul-africano. Chamar a converter o castigo máximo, Forlán aproveitou para bisar, estabelecendo o 2-0. Álvaro Pereira, lateral do FC Porto, teve ainda tempo para assinar o 3-0 final já em tempo de descontos.