Com apenas 23 anos, Gervais Kouassi, é já uma das estrelas do campeonato francês e da selecção da Costa do Marfim. Titular indiscutível no Lille (clube que acabou em quarto lugar nesta temporada na Liga Francesa), este versátil avançado é mais uma das armas do ataque d' Os Elefantes para este Mundial.
Contratado ao Le Mans no início de 2009, por cerca de 8 milhões de euros, Gervinho marcou por 13 vezes ao serviço do Lille na transacta temporada, o que lhe valeu o interesse de vários clubes europeus, sobretudo da Premier League. O avançado marfinense já revelou que sonharia jogar no Arsenal, um dos muitos clubes que se encontram no seu encalce. Nascido em Anyama e formado na famosa academia do francês Jean-Marc Guillou em Abidjan, onde um treinador brasileiro lhe atribui a alcunha pela qual é agora conhecido, o atacante passou cinco anos no ASEC Mimosas antes de descobrir o futebol profissional com o Toumodi. Em 2005 mudou-se para o Beveren, clube belga que disputava a Primeira Divisão mas cuja constituição era baseada em jogadores provenientes da Costa do Marfim, entre os quais Eboué e Romaric. As boas exibições no clube belga valeram-lhe em 2007 a passagem para o campeonato francês, onde durante um ano e meio deu nas vistas ao serviço do Le Mans, até atrair o interesse do LOSC Lille.
Gervinho é um avançado polivalente, já que pode desempenhar qualquer posição do ataque com os semelhantes níveis de desempenho. É por muitos apontado como o sucessor de Drogba na selecção africana, tendo em conta as semelhanças entre os dois avançados. A força e as fortes arrancadas são a imagem de marca deste jogador, que possui também uma boa capacidade de finalizar e avançar com a bola nos pés. No Mundial, deveremos ver este jogador a actuar na direita, ou mesmo na frente de ataque, caso Drogba esteja indisponível para actuar.
Aos 23 anos Gervinho tem uma grande oportunidade de se afirmar numa grande competição Mundial, ainda que para a sua selecção passar aos oitavos-de-final se tenha de debater com Portugal, Brasil e Coreia do Norte, naquele que é considerado o Grupo da Morte.
0 comentários: