Lançamento da final da Taça de Portugal: Uma luta desigual

http://farm4.static.flickr.com/3068/2949322015_894aa32aeb_o.jpg

Não estivéssemos a falar de Taça e a probabilidade de o FC Porto arrecadar um troféu seria, de forma arredondada, 100%. Como estamos a falar da competição em que os gigantes podem, de vez em quando, ser ofuscados pelos pequenos, o Chaves pode aspirar a surpreender o mundo do futebol amanhã. Aliás é mesmo esse o motivo que os move: mostrar ao mundo que jogos ganhos é coisa do passado.

Edu (Chaves)

Os flavienses desceram de divisão e apostaram, a partir de dada altura, a época na Taça de Portugal, esquecendo-se, um pouco, da questão da manutenção, o que acabou por lhes sair caro. Estão na final com o mérito de repetir o feito que só o Leixões conseguiu nesta década. E, na altura, os "bebés" deram muito trabalho ao Sporting onde pontificava Jardel. É nesse género de "mística" que os homens de Tulipa, treinador que já tem experiência de Primeira Liga, onde até já conseguiu roubar pontos aos dragões, se apoiarão. Não se pode esperar que o Chaves apresente jogadores exuberantes, acima da média - um dos únicos que se poderá salientar mais é mesmo o autor dos dois golos que apuraram o Chaves para a final, Edu -, antes, deve-se pensar nesta turma como isso mesmo, uma equipa unida e que procurará nessa mesma união o segredo da vitória.

http://4.bp.blogspot.com/_A_jVWN3f0V8/S7TUkXCMQEI/AAAAAAAADpg/6IufSQMQ3Bk/s1600/JesualdoFerreira.jpg

Mas do outro lado está o FC Porto, equipa que procura salvar a temporada com a conquista desta Taça de Portugal. Com efeito, a temporada dos azuis-e-brancos não correu conforme seria de esperar, e o Jamor pode ser o segredo da Salvação. Na final estão jogadores que vão vestir a camisola do FC Porto pela última vez, quase certamente, casos de Raúl Meireles ou Bruno Alves e que não quererão desperdiçar a oportunidade de ouro que têm para dizerem adeus a casa com uma Taça no bolso. A estrutura do Porto não deverá enganar: 4x4x2 em losango, à semelhança daquilo que vem sendo hábito nas últimas jornadas. Também este deverá ser o último troféu para o homem que em Portugal detém o recorde de treinador português com mais títulos seguidos. Parece que este é mesmo o fim da "Era Jesualdo" à frente dos "dragões", sendo que muitos nomes já se falam para suceder ao tricampeão pelos portistas. Certo é que, como é típico do professor, haverá uma lição de seriedade na hora de encarar este jogo, indiferente aos rumores cada vez mais insistentes que dão conta da sua saída.