Inter mais perto do scudetto

Inter bem lançado

O FC Internazionale Milano ficou bem encaminhado para conquistar o 18º título da Serie A, quinto consecutivo, ao bater o AC Chievo Verona por 4-3, mas o “scudetto” só irá ser decidido na última jornada, pois a AS Roma conseguiu derrotar o Cagliari Calcio, apesar de ter estado a perder no Stadio Olímpico, e manteve-se a dois pontos do topo.

Um triunfo do Inter e uma derrota ou empate do rival romano daria, desde logo, o título aos “nerazzurri” e isso esteve perto de acontecer quando a Roma se viu a perder frente ao Cagliari aos 73 minutos, numa altura em que a formação de José Mourinho estava a ganhar o respectivo jogo, mas dois tentos de Francesco Totti no espaço de quatro minutos (79 e 83, este de penalty) adiaram tudo para a derradeira ronda, na qual o Inter viaja até ao terreno do AS Siena e a Roma faz o mesmo ao reduto do Chievo.

Depois de ter vencido a Roma na final da Taça de Itália, a meio da semana, o Inter, com o extremo português Ricardo Quaresma a não sair do banco de suplentes e sem Lucio e Wesley Sneijder, lesionados, viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo em San Siro a partir dos 13 minutos, quando um autogolo de Thiago Motta, na sequência de um livre de Michele Marcolini, pôs os visitantes na frente do marcador aos 13 minutos. Mas, na jogada imediata, os “nerazzurri” empataram da mesma forma, num remate de Samuel Eto’o que levou Andrea Mantovani tocar a bola para as suas redes na tentativa de anular o lance.


Esteban Cambiasso operou a reviravolta ao dar a melhor sequência a um cruzamento Maicon para, sem marcação, encostar com o pé esquerdo ao segundo poste no minuto 34, cinco antes de Diego Milito assinar o seu 21º tento no campeonato num excelente chapéu ao guarda-redes Stefano Sorrentino, embora o esférico ainda tenha desviado ligeiramente num defesa do Chievo. Seis minutos após o reatamento, Maicon isolou Mario Balotelli e o avançado atirou a contar à saída do guardião do Chievo.

Pablo Granoche (60) e Sergio Pellissier (74) – este logo depois da primeira explosão de alegria, ainda que momentânea, dos adeptos do Inter, em virtude do golo do Cagliari em Roma – reduziram a desvantagem na etapa complementar, mas Cambiasso e Goran Pandev acertaram ainda nos postes da baliza de Sorrentino. Em Roma, a formação da capital atacou muito mas viu Andrea Lazzari adiantar os visitantes de livre directo, antes de Totti bisar, pelo que os romanos seguem com 77 pontos, a dois do Inter, mas têm vantagem caso ambas terminem empatadas no topo da tabela.