França vai acolher Euro-2016


A França foi a escolhida para organizar o UEFA EURO 2016, a primeira edição da fase final do Campeonato da Europa a 24 selecções. A decisão foi anunciada por Michel Platini, Presidente da UEFA, no Espace Hippomène, em Genebra, Suíça.

A Itália foi eliminada na primeira votação pelos membros do Comité Executivo da UEFA, sendo que França e Turquia integraram uma segunda votação, com a candidatura francesa a vencer com a maioria dos votos. A França venceu com mais um voto no total dos 13 disponíveis.

"Em primeiro lugar quero agradecer aos nossos amigos de Itália e Turquia; Tenho por eles o mesmo sentimento de frustração e tristeza após meses de trabalho, e desejo sorte ao futebol italiano e turco", afirmou o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Jean-Pierre Escalettes. "Para nós é um momento de intensas emoções, uma vez que em 2016 iremos receber o futebol europeu em França. Iremos cumprir as nossas promessas e agradecemos aos nossos amigos do Comité Executivo da UEFA. Colocaram a sua confiança em nós e é isso que conta. Este é um belo dia para nós".

A FFF inclui 12 estádios, sete dos quais vão ser sujeitos e reformulações profundas, e quatro construídos de raiz, em 11 cidades: Bordéus, Lens, Lille, Lyon, Nancy, Nice, Marselha, Paris (Stade de France e Parc des Princes), Saint-Etienne, Estrasburgo e Toulouse. A França já organizou o Campeonato do Mundo, em 1938 e 1998, conquistando este último, e também venceu o EURO '84, disputado em casa. Os "bleus" sagraram-se campeões europeus pela segunda vez em 2000, nos Países Baixos, mas foram derrotados pela Itália na final do Mundial de 2006.