Autogolos do Japão dão vitória tangencial a Inglaterra


A Inglaterra precisou de dois autogolos, depois de Frank Lampard ter falhado um penalty, para vencer o último amigável antes do Campeonato do Mundo da África do Sul.

Com sete dos 30 pré-convocados de Fabio Capello a serem preteridos na terça-feira, quando o italiano anunciar a lista final de 23, a Inglaterra pareceu nervosa ao longo de todo o encontro. Tulio Tanaka colocou o Japão a vencer na primeira parte, mas o próprio e Yuji Nakazawa marcaram na baliza errada na etapa complementar, num jogo disputado sob chuva torrencial em Graz, na Áustria.

A Inglaterra sofeu um golo num lance de bola parada na segunda-feira passada, frente ao México, jogo que venceu por 3-1, e viu-se em desvantagem através de um lance semelhante, logo aos sete minutos, quando Tanaka correspondeu da melhor forma a um canto e rematou de primeira, batendo David James. Apesar das cinco substituições efectuadas por Capello ao intervalo terem revigorado a Inglaterra, o guarda-redes suplente Joe Hart teve de se aplicar para evitar o golo de Keisuke Honda. Do outro lado, o guardião japonês, Elji Kawashima, foi ainda mais impressionante cinco minutos depois, mergulhando para a sua direita para defender um penalty de Frank Lampard, depois de o livre do médio do Chelsea FC ter sido desviado com a mão por um adversário.

Kawashima foi finalmente desfeiteado aos 72 minutos, quando Tanaka, inadvertidamente, desviou a bola de cabeça para a própria baliza, depois de um cruzamento de Joe Cole. O seu parceiro da defesa, Nakazawa, cometeu o mesmo erro sete minutos depois, com o desvio a cruzamento rasteiro de Ashley Cole a trair Kawashima. Emile Heskey podia ter feito o terceiro, mas cabeceou ao lado para a Inglaterra, que começa a participação no Mundial frente aos Estados Unidos, no dia 12 de Junho.