Sporting vitorioso consolida quarto posto


No Estádio José Alvalade, numa partida entre o quarto e o quinto classificados, o Guimarães vinha de três triunfos seguidos e, depois de estar quatro jogos sem sofrer golos, encaixou dois no espaço de nove minutos da etapa inicial, por Leandro Grimi (7) e Liedson (9), antes de Carlos Saleiro fazerm o terceiro (20) e Valdomiro reduzir a desvantagem aos 67 minutos, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto.

Foi logo aos 7 minutos que o argentino Leandro Grimi subiu à área do V. Guimarães para cabecear de forma fulminante. O 1-0, marcado na sequência de um livre batido por Miguel Veloso, mereceu protestos dos vimaranenses, por fora-de-jogo do defesa.

Livre de polémicas foi, no minuto seguinte, o segundo golo dos leões. A equipa do V. Guimarães repôs a bola em jogo após o 1-0 e mostrou-se desconcentrada. Liedson pressionou a defesa e acabou por beneficiar de um erro de Gustavo Lazzaretti. Só com Nilson pela frente, o levezinho colocou a bola com efeito no fundo da baliza.

Moutinho de fora frente ao Marítimo (foto ASF)

A entrada de leão teve seguimento aos 11. Carlos Saleiro surge isolado e marca o terceiro golo, mas vê o mesmo ser mal invalidado por fora-de-jogo. O mesmo jogador viria a marcar, aos 20, num chapéu bonito a Nilson.

O Sporting apanhou-se a ganhar por três golos aos 20 minutos e, a partir de então, fez o que lhe competia: geriu com mestria a vantagem. Carlos Carvalhal deixou a equipa abrandar o ritmo e, já na segunda parte, aproveitou mesmo para dar descanso a Miguel Veloso, aos 60 minutos. Na mente do técnico estaria, já, o jogo com o At. Madrid, da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

O V. Guimarães conseguiu, sobretudo na segunda parte, inverter a tendência do jogo, tendo até mais posse de bola e surgindo mais vezes junto à área sportinguista. Valdomiro marcou, de cabeça, aos 66 minutos, numa altura em que já se adivinhava o golo vimaranense.

A vantagem alcançada no primeiro tempo, no entanto, permitiu ao leões manterem-se serenos na liderança do resultado, apesar de em várias ocasiões o adversário tenha estado perto de fazer o segundo golo, como por exemplo aos 85 minutos, num livre ao poste de Andrézinho.