Olhar sobre o FC Porto


A Mística Azul e Branca - Mentalidade Bacoca

É costume dizer-se que os Portugueses são um Povo de brandos costumes e sobretudo tolerantes. Sabemos aceitar as várias ideologias Religiosas e Partidárias, aceitamos as pessoas de todas as Cores, Raças e Nacionalidades, em resumo, somos um País Multicolorido e Multifacetado do qual o Mundo gosta e nada tem a apontar.

Mas ao mesmo tempo, nós Portugueses temos uma maneira de estar na Vida que me causa uma certa impressão… Não sabemos e não queremos dar valor ao que temos de bom, ou então só damos valor ao que temos de muito bom cá dentro quando este sai para o Estrangeiro, tal como aconteceu com Cristiano Ronaldo e Mourinho por exemplo, que foram Profissionais que, para serem reconhecidos por nós e por todo o Mundo tiveram de sair do Pais… E a forma apoteótica e estapafúrdia como aturamos as cenas tristes de Scolari mostram bem esta nossa pobre faceta.

http://1.bp.blogspot.com/_PeI5yBCqr3s/SwciNJrzxqI/AAAAAAAAAeE/8dtykefHHKM/s1600/Carlos+Queiroz.jpg

Mas temos exemplos mais recentes desta nossa ingratidão e falta de sensatez. Vejamos o caso do nosso Seleccionador Nacional, o Professor Carlos Queiroz. Queiroz enquanto esteve no Estrangeiro foi sempre visto e analisado pelos Comentadores de Futebol e Adeptos de uma forma saudosa, sendo até mesmo visto como um dos Melhores Treinadores Portugueses que lançou e formou uma Geração que foi considerada a geração de Ouro do Futebol Português. E isto apesar das suas passagens desastrosas sobre Sporting, África do Sul e Real Madrid.

Agora que o Professor regressou a Portugal para assumir, com coragem, um Projecto de alto risco devido aos estragos intermináveis que o Brasileiro fez no Comando da Equipa de todos nós, eis que é assobiado, achincalhado, insultado e maltratado em todos os quadrantes da nossa Sociedade E isto mesmo quando Queiroz tem a habilidade de ter feito omoletes sem ovos, porque graças ao grande trabalho que Scolari fez na Formação e ao descalabro de Treinadores que passaram pelos Sub 21, 17, 16,etc., a nossa Selecção não tem Jogadores de qualidade para ocuparem posições cirúrgicas e importantes que podem resolver uma partida no Mundial de África.

http://www1.pictures.gi.zimbio.com/Manchester+United+v+FC+Porto+UEFA+Champions+REAYvlVoH_Tl.jpg

Outra vitima desta ingratidão é o Futebol Clube do Porto, que nos últimos anos tem sido a Equipa Portuguesa que mais longe tem levado o bom nome de Portugal e que mais vezes o dignificou e honrou com várias conquistas na Europa e Mundo do Futebol. E pensam que o Povo Português está grato á sua Melhor Equipa?

Muito pelo contrário. Sempre que o Dragão joga no estrangeiro, existe uma granja considerável de adeptos Portugueses que apoiam incondicionalmente a equipa Estrangeira, seja ela de que País for e até aplaudem uma derrota pesada do TetraCampeão Nacional, não lhes interessando que os Estrangeiros possam entender que se goleiam o Campeão Nacional Português, então o que fariam aos 2º e 3º Classificado da Liga Portuguesa… A imagem do nosso País pouco interessa, pois o que é realmente importante é apoiar quem joga contra nós. E se o leitor discorda, faça uma pesquisa pelo Mundo da Internet e verá que até existem Sites e Blogs que tem hinos de alegria sobre a última derrota dos Portistas em Londres.

http://desportonline.files.wordpress.com/2009/10/adeptos11.jpg

Mas esta Mentalidade Bacoca tem uma cor. È a cor Vermelha, ou dito de outra forma, são os Adeptos do Benfica, que se consideram Benfiquistas e não Portugueses, que fazem e apoiam este tipo de cenas tristes e típicas de uma País do 4º Sub Mundo. Não gostam do Ronaldo porque este fez um gesto obsceno aquando da visita do Man. United á Luz, não gostam do Mourinho porque este passou pela Luz e só fez asneira, não gostam do Carlos Queiroz porque este tem os olhos bem abertos e percebeu que no actual Benfica não existe nenhum Atleta de qualidade para seleccionar para a “Escrete” Lusa e não gostam do Futebol Clube do Porto porque a inveja e mau perder e ganhar lhes tolda a razão e o juízo.

Texto de Pedro Silva,The Blue One, para o Negócios do Futebol