Frustração foi palavra de ordem no Emirates


O Arsenal FC recuperou de dois golos de diferença e empatou 2-2 frente ao FC Barcelona, na primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League, disputada em Londres.

Numa reedição da final da prova de 2006, ganha pelo Barça por 2-1, os “gunners”, que vinham de cinco triunfos seguidos na presente edição da prova, não conseguiram travar o assédio do detentor do troféu à baliza de Manuel Almunia e sofreram dois golos de Zlatan Ibrahimović no início da segunda parte, mas a pressão final dos homens da casa deixou a partida empatada, mercê do tento de Theo Walcott e do penalty de Cesc Fábregas, ausente em Campo Nou por ter visto um cartão amarelo, a cinco minutos do fim. A equipa de Josep Guardiola parte em vantagem para a segunda mão da próxima terça-feira, mas não poderá contar com os dois defesas-centrais Gerard Piqué (igualmente admoestado em Londres) e Carles Puyol (expulso no lance do empate) devido a castigo. Os “gunners” procuravam a sexta vitória consecutiva na prova perante os seus adeptos, mas cedo sofreram a avalancha de ataque dos catalães e, logo no segundo minuto, o guarda-redes espanhol Manuel Almunia negou o golo ao compatriota Sergio Busquets. Almunia fez o mesmo a Lionel Messi pouco depois, aos seis minutos, quando o avançado argentino entrou pelo meio da defesa adversária e rematou à figura, momentos antes de Ibrahimović atirar por cima em boa posição após cruzamento de Daniel Alves.



Ibrahimović acertou na malha lateral e voltou a desperdiçar excelente oportunidade ao rematar para defesa apertada de Almunia, entre um pontapé de Messi por cima da trave. Ao quarto-de-hora, mais uma defesa a remate de Xavi Hernández e recarga de Dani Alves. Gerard Piqué fez, de cabeça e à figura, o 11º remate dos visitantes aos 18 minutos, cinco antes de Samir Nasri ter estado pela primeira vez perto de facturar a favor do Arsenal, num pontapé em arco na quina na área do lado esquerdo que saiu ligeiramente ao lado do poste de Víctor Valdés. A estatística da etapa inicial não deixou dúvidas sobre o domínio dos visitantes: 69 por cento de posse de bola; 15 remates, sete dos quais à baliza, contra apenas dois para fora do conjunto de Londres. E depois do nulo ao intervalo, o Barça marcou mesmo decorridos apenas 24 segundos do segundo tempo. Lançamento para a desmarcação de Ibrahimović, Almunia ficou a meio caminho e o ponta-de-lança sueco fez-lhe um chapéu perfeito. Niklas Bendtner viu Valdés negar-lhe o empate ao defender o cabeceamento do dinamarquês aos 54 minutos mas, cinco volvidos, um passe para as costas da defesa deixou Ibrahimović perante o desamparado Almunia e o dianteiro "blaugrana não perdoou.



A vencer por 2-0, a equipa de Josep Guardiola desacelerou e viu o Theo Walcott, em campo somente há três minutos, reduzir a desvantagem aos 69 minutos, quanto o passe de Bendtner para a entrada de Walcott nas costas de Maxwell terminou num pontapé rasteiro do extremo inglês a bater Valdés. O tento animou o Arsenal e a formação da casa chegou mesmo à igualdade num penalty de Fàbregas a cinco minutos do final, após falta na área de Carles Puyol sobre o médio formado no Barça e que ditou a expulsão do capitão dos catalães, numa altura em que Piqué já tinha também visto um cartão que o impedirá de actuar em Espanha.