Sporting - FC Porto, crónica de José Manuel Cardoso

Um sportinguista ama o Verde – És Fantástico SPORTING ? (X)

Triplo rugido derruba campeão


Sabor de vitória. FANTÁSTICA Vitória que nos deste equipa belíssima numa noite inspirada Tenho escrito muitas vezes que acredito em ti Sporting e nunca desisti. Esta noite vale uma época (e um campeonato ao Tetra campeão…já sei que matematicamente tudo é possível…). A crise começa a afastar-se no segundo momento mais importante desta terrível série de jogos que enfrentamos. Hoje vi a nossa equipa jogar como vi o F.C. Porto jogar contra o Braga, na semana transacta, só que hoje não parecia o mesmo futuro ex-campeão português. Que desnorte, que fácil é jogar em equipa contra 11 individualistas. O futebol é o jogo de 11 em equipa e não de equipa com 11 em campo, cada um para o seu lado. Mais um banho de bola em Alvalade e desta vez a uma equipa que prima por fazer gáudio das vitórias como se tudo levasse na frente. Lamento dizer isto, caros adversários, mas a humildade faz-vos bem. Desejo-vos as maiores felicidades contra o Arsenal mas deixem-me celebrar esta SABOROSA e DILATADA vitória!!! GANHAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMOOOOOOOSSSSSSS!!!!

Em 4 minutos começamos a construir um jogo de equipa, um golão de Yannick Djaló, criado com insistência e acreditar que só quando a bola sai pela linha de fundo é que o jogo pára. Sempre com a equipa a não deixar jogar o adversário, a defender em cima do adversário, dois em cima do portista que tinha a posse de a bola, sem dar chances aos passos longos com que o Porto se habituou a desequilibrar o jogo dos adversários. Esta vida de campeão e de dragão terminou hoje, para o ano há um novo campeonato. Até o Varela, o nadador salvador de outros jogos do Porto este reduzido a um jogador vulgar, sem qualquer possibilidade de mostrar o que vale.

É impossível jogar 11 que jogam em equipa quando há 11, no lado contrário, que não sabem reagir à adversidade de encaixar um segundo golão de Marat Izmailov (um na melhor altura, ao cair do apito final da primeira parte). Intervalo, nova entrada do LEÃO, e mais uma jogada de um futuro ex-sportinguista golo logo a abrir a segunda parte(Obrigado, Miguel por tudo o que fazes, mas sei que a nossa equipa não tem orçamento para te manter muito mais tempo entre nós, muitas felicidades caso nos deixes). A partir deste momento matamos as ambições da equipa adversária e todas as tácticas do Mestre Jesualdo caíram por terra.

http://carvfernandes1.no.sapo.pt/SCP-GV2.jpg


Do terceiro golo até ao final, o jogo, só deu olés para o Sporting, continuamos sem deixar o adversário a jogar à vontade, até descansamos um pouco a trocar a bola no nosso meio campo com os jogadores do Porto, apáticos, a deixar-nos recriar com a curva a gritar Olé!!!. Sem conseguirem dominar a bola e sempre com dois leões em cima do portista com a posse de bola, o Porto foi uma equipa vulgar sem capacidade de criar problemas ao nosso Sporting. Está o comboio a ganhar velocidade para avançarmos no ciclo de vitórias depois das 7 derrotas (o empate com o Olhanense, para mim foi uma derrota).

Fantástico o comentário do Bruno Alves no final, na flash interview, “hoje foi uma exibição menos bem conseguida”… !!!! Vá lá que o Mestre Jesualdo foi justo no comentário que fez ao jogo, nada a apontar, nada de desculpas. Confessou que erraram muito, pois… isso viu-se no campo e no resultado.

O nosso capitão esteve bem na entrevista rápida, sem embandeirar em arco com a exibição, com a humildade que o caracteriza, a demonstrar bem que a nossa atitude tem de seguir por aí. Cada jogo é um jogo e temos que o ganhar antes de pensar no próximo ou, tal como disse o Carlos Carvalhal, concentrarmo-nos no caminho e não pensar no destino.

Nada a dizer do Sr. João Ferreira, sem qualquer influência no resultado.

Agora vamos a Belém, é mais uma equipa que veste de azul, espero que o jogo seja bom e que o Sporting ganhe. SSSSSSSSSSSPPOOOOOOOOOOOOOOORRRRTINNNG!!!!! Que Garra!!!