Clássico com leão a mais para dragão a menos


O Sporting infligiu um rude golpe nas aspirações do FC Porto à revalidação do título português, com Yannick Djaló, Marat Izmailov e Miguel Veloso a assinarem os tentos do triunfo (3-0) leonino em Alvalade. Os "dragões" ficaram a nove pontos do líder Benfica, enquanto a equipa de Carlos Carvalhal recuperou o quarto lugar ao Guimarães.

Embalado pelo apuramento para os oitavos-de-final da UEFA Europa League e desejoso de desforrar-se do 5-2 aplicado por este mesmo adversário na Taça de Portugal, o Sporting teve uma entrada de leão e chegou ao 1-0 logo aos seis minutos. João Moutinho levou a melhor sobre Fucile na esquerda e cruzou para a área, com o corte incompleto de Rolando a possibilitar o remate certeiro de Yannick. O FC Porto tentou reagir, mas novo erro defensivo custou aos "dragões" o segundo golo mesmo em cima do intervalo, quando Bruno Alves cortou de cabeça e colocou a bola em Izmailov, que não se fez rogado e bateu Helton com um disparo de pé esquerdo.

Se a primeira parte terminou da pior forma para os campeões nacionais, então o arranque da etapa complementar revelou-se um auêntico pesadelo para os comandados de Jesualdo Ferreira. Decorria o segundo minuto quando Liedson apareceu solto de marcação no lado direito, com o seu remate cruzado a levar a bola a embater no poste e a propocionar a recarga vitoriosa de Miguel Veloso. A partida para esquecer do FC Porto prolongou-se até ao apito final, com o Sporting a ficar inclusivamente mais perto do 4-0. Com apenas nove jornadas pela frente, são já nove os pontos que separam os "dragões" do Benfica.