Porto esmaga o Braga (5-1): A crónica

Grande… GRANDE PORTO!

Aqui se diz… aqui se faz… e alguém tinha que pagar a factura!!! Foi o Braga!

F.C. Porto-Sp. Braga

A melhor defesa do campeonato, chegava ao Dragão com apenas 8 golos sofridos e leva mais 5 na bagagem! De uma só vez o Porto colocou o Benfica em 1º lugar e com a melhor defesa da liga! Será que estavam mesmo esses tais 6 M a torcer por nós!? Parece que sim… mas pode ser que se arrependam. Neste momento 6 pontos distanciam os 2 rivais, quase inimigos, e desses apenas 3 dependem de factores alheios. Espero não me arrepender disto que escrevi, porque esta época estão demasiados pontos dependentes de factores alheios até aos próprios jogos…

Nem vale a pena teclar muito… é só Porto, Porto, Porto, Porto, Porto, Porto, Porto…

Foi uma exibição a roçar a perfeição em termos colectivos e individuais. Comportamentalmente estiveram óptimos: concentrados, empenhados, super motivados… obrigado pelos ataques constantes que fazem ao nosso clube! Nós somos assim… somos o Porto e estamos unidos… e estas tentativas de ataque só nos deixam mais fortes. Já deviam saber disso!

De A a Z foi tudo praticamente perfeito, à excepção da arbitragem. Realmente em Portugal não se pode, nem se sabe, jogar futebol. Os jogadores caem a cada encosto ou contacto, os árbitros vão na conversa e assinalam o que vêem e o que não vêem, interrompem o jogo constantemente e depois nos lances importantes e violentos acobardam-se. Foi assim hoje, foi assim ontem em Olhão. É uma miséria. Com o tempo chuvoso tende a agravar-se…


Hélton esteve muito bem, aliás, como tem estado nas últimas partidas. Está num bom momento, confiante e contagiante. Os laterais estiveram fantásticos, especialmente o Álvaro. Teve pilhas para os 90 minutos e deu a ala esquerda uma dinâmica fantástica, a defender e a atacar. Parece entender-se muito bem com o Varela. Que golo fantástico! Os centrais também estiveram óptimos, mesmo o Bruno Alves, que quanto a mim tem sido superado pelo Rolando nos recentes jogos. Cada um com um corte fantástico, no limite e a impedir prováveis golos.

No meio, Fernando esteve excelente, Rúben soberbo como ele é e viu-se provavelmente o melhor Meireles desta época, com direito a golo. As entradas de Belluschi, T.Costa e Valeri, valeram a manutenção da consistência à equipa… No ataque, um Varela demolidor… é o termo. Pujança e velocidade durante 90 minutos, muito controlo e domínio de bola, muita tranquilidade e confiança com a bola no pé... e 2 assistências para golos. O meu MVP. Mariano esteve bem e merecia o golo que lhe escapou por um palmo, quando sozinho frente ao Eduardo. Falcão manteve o instinto… predador. 2 golos de finalização à ponta de lança. Deu muito trabalho, mexeu-se, deambulou à linha e ao meio campo, onde serviu de pivot perfeito para recolher, proteger, esperar, e passar! Já há muito tempo que não via um jogador tão eficiente neste capitulo!


Quanto ao Professor… obrigado por não inventar… dizia-me um treinador há uns anos, que tendemos a sobrevalorizar o efeito positivo dos treinadores nas equipas. Quer se queira quer não, o futebol depende em maior e primeira instância dos jogadores e da sua qualidade individual. O melhor do mundo, sem craques não volta a ser campeão, e um razoável treinador com os jogadores certos pode com maior probabilidade ganhar tudo! Além disso o Jesualdo esteve e tem estado muito bem na comunicação para dentro e para fora do grupo, na ausência do PdC ele é o nosso representante na comunicação social. Merece ser o nosso director desportivo para o ano, é nesse capítulo que se tem mostrado muito bom.

Há um factor para que esta história do Hulk não esteja a surtir devido efeito. Ele é um grande jogador, faz falta como é óbvio, mas o regresso do Varela tornou o Porto indiferente, em termos de prestação e resultados, à presença ou ausência do Hulk. Se alguma coisa tiver que ser escrita sobre um campeonato ganho pelo Porto em 2010, o nome dele será destaque. Dele e do Ruben, que transformou por completo o comportamento da equipa.