Hoje há Benfica vs. FC Porto


Muitos andam pelos meios de comunicação a dizer que é isto ou aquilo, mas que não é determinante… ainda faltam muitas jornadas… etc.!

Eu discordo… para mim é “O Jogo”. É o jogo do ano 2009, e será provavelmente o jogo desta época 09/10. Ando expectante face a esta partida desde há várias semanas… ou meses! Este jogo e o da segunda volta, caso a classificação se mantenha próxima, são os jogos mais importantes para o desfecho do campeonato e não só!

Em termos de contexto convém referir que o Porto é o Tetra-campeão e que o Benfica vem fazendo nestas 2 últimas temporadas investimentos avultados, para recuperar algum “tempo” perdido face ao Porto… esta poderá ser, a correr bem, a temporada em que o Benfica pode equiparar-se ao Porto! Além disso, estamos numa fase pós “apito dourado”, e portanto numa espécie de guerra fria onde se espera a qualquer altura um contra-golpe do Porto… e uma boa resposta em campo seria fantástico!


Em termos de contexto mais imediato, temos um Benfica que arrancou com um fulgor invulgar, de goleada em goleada (de ajuda em ajuda), mas que tem tropeçado nos jogos mais complicados. A enorme vantagem que teve sobre o Porto é neste momento de apenas 1 ponto, sendo que o Porto fez um trajecto inverso. Começou muito mal, de tropeção em tropeção, com más exibições, muitas lesões e um reencontro no último mês com o bom futebol e as vitórias consistentes!

O desfecho deste jogo pode ser muito ou nada… o empate deixa tudo como está, com a ligeira sensação que o tal super-benfica não conseguiu impor-se ao Porto. Uma vitória do Benfica poderá catapultá-los para um resto de campeonato feliz, ou não. Mas uma vitória do Porto será uma machadada forte possivelmente determinante. em termos anímicos e de confiança, nas expectativas fortes que foram sendo criadas nas hostes encarnadas e que começam a ser postas em causa recentemente, fruto de alguma inconsistência, fracas exibições e maus resultados!

O Benfica terá a equipa quase toda disponível à excepção de Di Maria. Parece que Ramires vai jogar, tal como Aimar. Ainda bem que sim, porque em caso de derrota não terão esse pressuposto para acalmar aflições. Quanto ao Porto. Penso que não vai jogar a equipa que se tem falado: com Hulk, Varela e Rodrigues.



Penso que o Falcao está de regresso, que jogará com Hulk na frente descaído pela direita… Rodrigues poderá ser 3º avançado ou 4º médio de acordo com o evoluir do jogo, fazendo alternar entre 4-4-2 e 4-3-3! O meio campo terá Fernando, Meireles e Guarin… eu colocaria o Belluschi para fixar o Javi, mas o Jesualdo às vezes surpreende. A defesa é a Habitual com Hélton, Fucile, Bruno, Rolando, Alvaro.

Gostava que fosse um bom jogo, mas penso que não será um espectáculo, antes uma batalha, no bom sentido! Gostava que não houvessem casos, mas penso que os jogadores não vão ajudar com fair-play, árbitro é incompetente e ainda por cima está no seu último campeonato e sem complexos para errar à vontade! Enfim… é um daqueles jogos para se ganhar… não para se jogar!

Eu costumo dizer algo que aprendi com as vitórias morais do Porto e da selecção: “não tenho medo das equipas que jogam bem… tenho medo das equipas que não necessitam jogar bem”. O Benfica e o Porto tem sido respectivamente isso mesmo… penso que “a bola” está do lado do Porto…

E saiam de lá essa minis e francesinhas…

Texto de Nuno da Silva para o Negócios do Futebol