Geração benfica


A máfia dos milhões!


Não estou muito familiarizado com a saga do "Padrinho", mas do pouco que sei encontro fáceis e imediatas semelhanças com a realidade do futebol nacional.

Mas há aqui um alerta fundamental do qual a maioria dos adeptos não tem conhecimento:

- O "Padrinho" não é Pinto da Costa, mas sim o mago do poder e das influências, Joaquim Oliveira.

Os fieis seguidores da saga do Padrinho sabem bem o modo de funcionamento das cadeias mafiosas. Existe um "todo o poderoso" (Don Corleone) e existem um conjunto de "famiglias" que gravitam em torno dele. Todos os que gravitam em torno de Don Corleone ganham... mas uns ganham mais que outros.

Este Don Corleone é o elo de ligação das varias "famiglias" para os poderes ocultos da sociedade AKA Joaquim Oliveira é o elo de ligação entre os poderes dos media e da influencia sobre as massas e os poderes jurídicos e desportivos... e os clubes.



Formando uma rede tentacular, Joaquim Oliveira actua como um operador de marionetas, movimentando quem interessa, quando interessa e garantindo o acesso de quem interessa ao que interessa.

O poder do "Negócio do Futebol" torna-se assim imenso e extensível a vários segmentos da sociedade, porque todos os dirigentes têm interesses junto de entidades públicas como o Fisco (para fugir a algumas operações e poder operar as offshores que quase todos usam sem excepção para as comissões dos jogadores), todos têm interesse em fazer circular informações nos media, todos têm interesse em ocultar certos casos e informações, todos têm interesse em conhecer nomeações dos delegados e árbitros, etc. etc. etc.

Imaginam portanto o poder de controlo e influencia que esse homem tem no "Negócio do Futebol". Já aqui vos falei nas transmissões televisivas e no poder dos media. Esse poder é extensível a vários segmentos pelo que é muito fácil fazer os acontecimentos e a informação caminhar no sentido que mais interessa.



Desta forma, juntando-lhe a importancia que este homem ganha na via dos clubes por via dos direitos televisivos através das verbas que anualmente deposita e muitas vezes antecipa às contas dos clubes, percebemos que praticamente todos lhe vão comer à mão. Ou melhor, não é praticamente... é todos mesmo.

A minha "dama de honra" é exactamente este ponto. Todos sabemos que este tipo é o mais relevante cérebro do sistema e que pactua com todos os caldinhos e cambalachos, que garante que as televisões contribuem para os objectivos dos demais cerebros desse Sistema Corrupto... e depois vemos o Benfica de mão dada com esse senhor e a afirmar-se como Amigo do dito.

Desta forma só se pode concluir uma coisa: O Benfica ou também "mama" desta organização corrupta, ou detém muito pouca habilidade para saber combatê-la quando é, talvez, a unica entidade do mundo do desporto com capacidade e massa critica para lhes fazer frente, como ficou bem patente no processo de lançamento do Meo com a BenficaTV.



O SLBenfica e os benfiquistas continuam a queixar-se dos cronistas e "paineleiros" que escrevem e falam sobre o clube nos jornais e tv's. Continuam a criticar as escolhas de arbitros, observadores e delegados. Denunciam as decisões e "arranjinhos" na Liga e FPF... mas esquecem-se que são os dirigentes do nosso Clube que dão a mão e mantém no poleiro os principais "arquitectos" de todas estas acções.

Estranho? ou...?

Crónica semanal de GeraçãoBenfica para o Negócios do Futebol