Hoje joga-se a primeira mão da eliminatória de acesso ao campeonato do Mundo da África do Sul.
Como diria o ex... é dia de "mata-mata". Hoje não é dia de assobiar, criticar nem tão pouco de jogar bem... todos sabemos disso, ninguém vai cobrar nada, desde que saia um resultado positivo. Falta o CR9, mas temos todos os outros super-motivados, bem preparados (com certeza) e esperemos que não falte 1 segundo de concentração.
Todos sabem que a Bósnia tem um bom ataque, e uma defesa relativamente frágil, normalmente joga a 5 lá a trás… mas hoje pode até não o fazer. Tem também alguns jogadores interessantes no meio e na frente… tudo o resto que se possa dizer, além do próprio staff técnico das quinas é especulação, não temos a análise aos tipos.
É importante perceber em termos de estratégia, como é que eles costumam jogar… se forem melhores em contra-ataque, oferecemos-lhe possibilidade de fazerem ataque planeado jogando nós no contra… ou então o inverso… mas já ouvi dizer que eles são bons é no contra. Por isso, faz sentido jogar compacto atrás, com linhas próximas e com o Deco a definir a transição rápida para o contra. Ou caso seja necessário a fazer a respectiva pausa e construção planeada.
Se eles jogarem com 5 é muito importante meter 2 extremos bem abertos a prender esses 2 laterais, e caso eles subam poder aproveitar o espaço. É para aí que o Deco vai ter que olhar para decidir o passe. Temos ainda que ter um avançado propositadamente pouco desposicionado, com alguma mobilidade, para prender os 2 centrais. Pena é que neste momento parece que não temos um ponta de lança com capacidade para prender 2 centrais, a menos que alguém esteja muito inspirado. Com algum trabalho de preparação, continuo a pensar que o CR9 é o melhor ponta-de-lança que temos… (ele, ou o Bruno Alves… J)
Deco vai ser encaixado, com certeza… depois o resto vai depender do apoio que Meireles vai conseguir dar na chegada à área, já que na frente vai ser quase sempre de 1 para 1, com um central deles livre.
Aos Bósnios também não falta motivação… se não fosse pelo objectivo desportivo, não falta com certeza salutar nacionalismo a estes novos estados.
Boa sorte… vou estar a apoiar com um “osso-buco” entre os dentes, e umas cervejas fresquinhas nas mãos! Não me deixem ficar mal rapazes… olhem a azia que isto me pode dar!
Texto de Nuno Silva para o Negócios do Futebol
4 comentários:
Força Portugal!
É para ganhar pessoal, até os comemos!
Vejam masé o que fazem, isto é simples desde que não compliquem.
QUEREMOS UMA GOLEADA!