FC Porto deixa os três pontos na Madeira


O Futebol Clube do Porto foi hoje derrotado no Estádio dos Barreiros pelo Marítimo, com o único golo da partida a ser marcado por Rolando, na própria baliza. Já a equipa insular faz o «tri» nesta primeira volta: depois de empates diante Benfica e Sporting, vitória sobre o campeão nacional. A equipa agora comandada pelo holandês Van der Gaag – ainda não perdeu no campeonato desde que substituiu Carlos Carvalhal – justificou a vitória sobretudo por excelente primeira parte, na qual, diga-se, o FC Porto como que não existiu.

Sempre inferior durante os primeitos 45 minutos, os dragões provaram-se incapazes de se intrometer no bloco defensivo dos insulares, fortificado por Roberto Sousa e Bruno, e a equipa provou ser capaz de desdobrar-se muito bem para o ataque, o que lhe permitiu jogar por muitas ocasiões no meio-campo dos visitantes. A velocidade de Djalma e Manu, juntamente com a prontidão de Babá, colocou os portistas em sentido logo desde muito cedo. O golo, porém, viria a surgir em lance infeliz de Rolando, num corte defeituoso a cruzamento da esquerda por Alonso, traindo autenticamente o guarda-redes Helton.



Apesar de o Porto ainda ter tentado reagir, o Marítimo conteve todas as investidas dos treta-campeões nacionais, que tinham agora a difícil missão de correr atrás do prejuízo diante de uma formação bem conseguida e estruturada. Só na segunda parte a reacção foi mais evidente, mas ora Peçanha ora o próprio desacerto da equipa não deixaram repercussão no resultado. O domínio notório da equipa da casa ao longo da primeira parte foi-se esbatendo durante a segunda, com os dragões a chegarem por mais vezes à baliza do Marítimo, mas ainda assim a não serem capazes de alcançar o golo. Jesualdo Ferreira acabou mesmo por alterar a estrutura da equipa, e lançar Farías no ataque, mais tarde para ser acompanhado por Bruno Alves, também ele mudado para a frente do jogo de forma a potenciar o jogo aéreo dos portistas. No final, de nada serviram as investidas, e o Futebol Clube do Porto acabou mesmo por deixar os três pontos na Madeira, perdendo assim a hipótese de recuperar parte da desvantagem para o Sporting de Braga.