Dragões vitoriosos no encalce dos adversários directos


O Futebol Clube do Porto alcançou uma vitória esta noite no Estádio do Dragão, frente ao Rio Ave. A equipa da casa recupera, assim, de uma série de resultados que ficaram longe das espectativas de jogadores e adeptos, e aproxima-se do Benfica no topo da tabela classificativa, esperando agora o resultado do Sporting de Braga-União de Leiria, marcado para amanhã.

Com Beto e Maicon em estreia absoluta no campeonato, a formação de Jesualdo Ferreira inaugurou o marcador aos 23 minutos. Hulk arrancou pelo meio do terreno, tabelou com Radamel Falcao e, após ser feliz em vários ressaltos, bateu Carlos Fernandes quando ficou perante o guarda-redes, alcançando assim o seu segundo golo para a Liga. No entanto, a vantagem dos "dragões" durou apenas um minuto, pois João Tomás assinou o seu sexto tento na Liga (quarto jogo seguido a marcar), de cabeça, após cruzamento da direita. Até ao intervalo o Porto esforçou-se por reaver a vantagem perdida, chegando várias vezes até à baliza adversária, mas a igualdade a um golo persistiu até à saída para os balneários.



Na segunda parte, após Falcao atirar à barra na conversão de um penalty a castigar falta de Sidnei sobre Jorge Fucile, Carlos defendeu as tentativas de Falcao, Raúl Meireles, Hulk e Fredy Guarín, levando os adeptos presentes no Estádio do Dragão a duvidar da capacidade de finalização dos dragões. Ainda assim, acabou por não conseguir suster o desvio oportuno de Silvestre Varela, entrado a meio da etapa complementar, após assistência de cabeça de Ernesto Farías na sequência de um pontapé de canto. O triunfo por duas bolas a uma valeu ao Futebol Clube do Porto os 3 pontos, passando agora para um total de 23, menos três do que o líder Benfica e dois em relação ao Sp. Braga, segundo classificado, que pode ficar isolado na liderança caso empate ou vença a União de Leiria, na segunda-feira.