Derby lisboeta termina com nulo no marcador


O encontro entre Sporting e Benfica desta noite terminou com a igualdade a zero no marcador, naquele que foi o primeiro derby lisboeta da presente época. Um jogo dividido, com repartição de oportunidades e algo monótono no Estádio de Alvalade ditou a divisão pontual entre as equipas, resultado que fica assim longe dos objectivos dos intervenientes, particularmente no caso da formação da casa.



A equipa leonina partia para o jogo diante do Benfica a saber que precisava dos três pontos para recuperar a desvantagem na luta pelo título para os mais directos adversários, mas pela frente encontrava o motivado rival da 2ª circular (ainda que viesse de uma derrota, para a Taça de Portugal). Com o começo da partida ambas as equipas tentaram impôr o seu futebol, mas o jogo pareceu sempre mais encaixado, não permitindo grandes investidas atacantes. Tanto o Benfica como o Sporting pareciam não estar dispostos a abdicar da disciplina táctica, e terá sido essa a fonte do espectáculo pouco empolgante para os cerca de 46 mil espectadores que estiveram no Estádio de Alvalade. Cardozo e Liedson tentaram, cada um para o seu lado, animar a partida, com algumas boas intervenções, mas ao intervalo o resultado mantinha-se no 0-0 inicial.



De regresso dos balneários, o jogo alterou-se substancialmente, não no sentido da falta de espectáculo (que se manteve), mas sim na mudança de mãos do controlo da partida. Enquanto que nos primeiros 45 minutos o Sporting soube ser superior ao Benfica, controlando as saídas a meio-campo e sabendo aproveitar erros dos visitantes, na segunda metade os jogadores sob o comando de Jorge Jesus mostraram mais vontade, e tomaram conta da maior parte das iniciativas. Ainda assim, a melhor ocasião de golo surge do lado dos leões. Num remate de fora da área, Miguel Veloso obriga Quim a uma grande defesa, e pouco tempo depois, foi a vez de João Moutinho rematar ao lado. Por sua vez o Benfica tentou o golo principalmente por intermédio de Saviola e Dí Maria, tendo o marcador de serviço dos encarnados, Cardozo, ficado algo distante do encontro. As habituais bolas paradas das águias não passaram a defensiva organizada do Sporting, e o resultado final acabou mesmo por ditar a divisão pontual, com um nulo no marcador. Desta forma, os leões continuam a 11 pontos dos rivais da Luz: 15 para 26, e o Benfica fica à espera do que Sporting de Braga e Futebol Clube do Porto farão nos seus respectivos jogos, amanhã.