Argélia vence a Batalha e a Guerra


A Argélia derrotou o Egipto na finalíssima por 1-0, em Cartum, no Sudão, e marca presença na fase final do Campeonato do Mundo 2010. Recorde-se que as duas equipas terminaram a fase de grupos empatadas em todos os aspectos que dariam o apuramento a uma ou outra selecção. Houve, portanto, a necessidade de recorrer a este jogo, em campo neutro.



A partida estava rodeada de tensão, provocada pelos desacatos entre os apoiantes de cada nação nos últimos dias. Era, por isso, um jogo que exigia níveis de segurança máximos. Mas o verniz estalou dentro de campo, com "arrufos" a serem provocados por ambas as equipas. Relativamente ao jogo propriamente dito, o precioso golo para a Argélia foi apontado ao minuto 40 por Antar Yahia.

Antes disso, porém, o Egipto gozou de inúmeras ocasiões para alvejar a baliza do guardião argelino que viria, inclusive, a ser considerado uma das figuras do jogo, prova do grande caudal ofensivo que os "faraós" colocaram em jogo.



Na segunda parte, a Argélia ainda se fechou mais no seu meio-campo, defendendo um resultado que lhe era valiosíssimo, atacando apenas pela certa, sem descurar a defesa, e por via do contra-ataque. O resultado manteve-se inalterado e a selecção argelina celebra agora uma (rara) passagem à fase final do Mundial.