Portugal pode passar com 3 pontos e cair com 6

 Tudo em aberto no grupo B. As quatro seleções, Alemanha, Portugal, Dinamarca e Holanda podem apurar-se para os quartos-de-final, embora a equipa das quinas e a laranja não dependam de si para chegar à próxima fase.

Resumidamente, Portugal qualifica-se se ganhar e a Dinamarca perder, empatar ou ganhar por 1-0, 2-1 ou dois ou mais golos de diferença. Em caso de empate com a laranja, a equipas das quinas terá de esperar que os nórdicos não vençam. Já se perder a sua partida, a formação de Paulo Bento nunca poderá ser derrotada por dois ou mais golos de diferença.

Situações

Caso a Seleção Nacional vença a Holanda fará 6 pontos, mas tal não lhe garantirá automaticamente a qualificação. Isto porque uma vitória dos dinamarqueses sobre os germânicos coloca as três equipas com os mesmos 6 pontos.

Nesse caso, será o mini-campeonato a decidir a passagem, ou seja, os resultados (e golos) com a Holanda seriam excluídos desta contagem. Assim sendo, um triunfo por 1-0 ou 2-1 da Dinamarca sobre a Alemanha qualifica a Seleção Nacional, juntamente com os nórdicos (que "só" precisam de vencer para seguir em frente).

Já um 3-2 ou qualquer outro resultado com diferença de um golo e ainda mais tentos marcados (5-4, 6-5, 7-6...) coloca a equipa das quinas fora do Euro, mesmo que esta consiga golear a Holanda. Tudo decidido pela diferença de golos...

Cenário dos 3 pontos

Mesmo que perca, Portugal mantém as esperanças em chegar aos quartos-de-final desde que não seja derrotado por mais de um golo de diferença pela Holanda e, claro, desde que a Dinamarca não pontue.

Texto retirado da  versão online de RECORD