Os jogos entre Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto sempre foram vistos como grandes clássicos nacionais, e por isso decidimos escrever este texto, onde a opinião prevalece sobre qualquer dado ou estatística.
No próximo sábado, dia 7 de Janeiro, o Sporting e o FC Porto vão encontrar-se no Estádio de Alvalade, casa dos leões, numa partida a contar para a 14ª jornada da Liga ZON Sagres. Muita é a expectativa em torno deste jogo, não só pela importância da corrida pelo título, mas também porque jogos destes não há todos os dias, e são nestas partidas que os adeptos mais se entusiasmam, falam, cantam, gritam, e querem ver a sua equipa triunfar. A rivalidade entre os 2 clubes não passa despercebida, e quem melhor que os próprios adeptos para dar mais vida a um encontro destes.
Começando pelo Sporting, e porque joga em casa, tem feito um bom trajecto, quer nacional, quer internacionalmente, e desde a chegada da nova direcção e do treinador Domingos Paciência que o clube de Alvalade se sente mais unido. Nota-se nos adeptos a alegria, união, e paixão pelo clube que tanto faltou em anos anteriores. Era um Sporting apático, sem voz de comando, que até dava um certo incentivo aos seus adversários, não por ser só um grande clube, mas sim por ser um grande clube na situação péssima que estava.
A partir de Agosto de 2011, tudo foi diferente para os lados de Alvalade. Nova direcção, novo treinador, novos jogadores e nova motivação. Notava-se claramente que este Sporting seria mais forte. E está realmente mais forte. Não começou da melhor maneira o campeonato, mas tem vindo a corrigir esses erros, estando agora mais próximo da liderança. Na Taça de Portugal, está nas meias finais, e é o favorito à conquista do prémio. Na Liga Europa, garantiu o apuramento à 3ª jornada, e garantiu posteriormente o 1º lugar do grupo.
Do lado do FC Porto, a situação inverte-se um pouco. Não muito, porque ainda existem títulos para conquistar, e a esperança é a última a morrer. E se os dragões há 1 ano atrás, com André Villas Boas ao comando, partiam embalados para qualquer jogo, sempre com os níveis mentais/psicológicos em alta, agora com Vítor Pereira a história é diferente. Cada jogo é uma incógnita e vive-se um certo clima de estabilidade no reino do Dragão. O afastamento precoce da Liga dos Campeões, e a humilhação sofrida em Coimbra, depois de ter perdido por 3 golos sem resposta, com a Académica, num jogo a contar para a Taça de Portugal, são os principais factores da tal preocupação e indignação dos adeptos azuis e brancos contra Vítor Pereira. A equipa não passou aos oitavos de final da prova milionária por culpa própria, desaproveitando as oportunidades cedidas nos jogos do seu grupo. No campeonato, apesar dos nulos frente a Olhanense e Feirense, e do empate contra o rival Benfica, o FC Porto continua na liderança, e se quiser lá continuar, terá de vencer o jogo contra o Sporting, no próximo sábado.
Quanto ao 11 das 2 equipas, a nossa opinião será sempre a nossa opinião, e por pouco ou nada de relevante que possa ser, nós vamos deixá-la exposta.
11 do Sporting CP:
11 do FC Porto:
Convém relembrar que o os 11´s em cima revelados correspondem à nossa opinião enquanto adeptos do futebol, e que achamos mais conveniente usar pelos 2 clubes, e não àquelas que achamos que irão ser as opções dos treinadores.
O jogo está marcado para as 20h15m do próximo sábado.
Os comentários estão abertos. Passamos assim a bola aos leitores!
7 comentários:
acho que vai começar o james rodriguez no lugar do cristian rodriguez e o defour ou o guarin no meio-campo. Ou entao o hulk no meio e o james e o cristian rodriguez de lado ;)
carapinha97,
Defour e Guarín são 2 jogadores que recuperaram agora de 1 lesão, e como tal, não nos parece que Vítor Pereira os coloque de início.
Quanto a Hulk no meio, já é óbvio, pelo menos para quem segue os seus jogos, que a jogar ao meio o Porto perde capacidade de explosão e velocidade no ataque. E por isso achamos que o brasileiro rende mais na ala.
Agradecemos o seu feedback e esperamos que possa vir a comentar em situações posteriores.
Cumprimentos
Esqueci-me das lesões deles ;) mas com o hulk no meio acho que o porto rende muito mais velocidade nas transições ofensivas porque porque assim podemos usar 3 jogadores muito rapidos (Hulk, James Rodriguéz e Varela/Cristian Rodriguéz)
O porto deve jogar novamente com o Maicon (no lugar do Sapunaru) e com o Djalma, no lugar no Cristian, sendo que o James passa para a direita (alternando com Djalma), embora actue a maior parte do tempo descaído para o meio. Assim, o Kléber vai para o banco e o Hulk avança para ponta-de-lança. Apesar de ter estado lesionado, acho que o Defou vai fazer companhia ao Moutinho no meio campo
Filipe,
Há aqui um cruzamento de opiniões. O 11 que nós achamos que o treinador portista vai colocar em campo, é exactamente aquele que tem escrito no seu comentário.
Porém, e nós explicamos isso em cima, no artigo principal, os 11´s aí mostrados são aqueles que achamos que deviam ser as opções do treinador, e não aquelas que realmente ele vai colocar em campo.
Agradecemos, mais uma vez, o seu feedback e esperamos contar com a sua participação em situações posteriores, tanto em artigos de rumores/confirmações de negócios, como nos de crítica pessoal, como é este caso.
Cumprimentos,
No sábado, em Alvalade vamos ter um jogo grande a contar para a 14º jornada da Liga Zon Sagres. Um clássico "diferente do habitual" pois uma derrota do Sporting pode acabar com as muitas aspirações que têm em conquistar o título que foge há muito para os seus lados.
Pelas 20h15 vão enfrentar-se duas das maiores forças de Portugal. Antes do jogo, se me perguntassem quem estava melhor preparado, eu dizia que talvez o Sporting, pois estava a praticar um futebol melhor que o Porto, ganhou de novo uma certa amizade com os adeptos e os jogos em Alvalade têm sido bem mais fáceis e não como nos tinham habitado no passado recente, onde jogar em casa era tão ou ainda mais difícil que jogar fora de portas.
Mas, como o jogo de ontem e de não terem sido feitas assim grandes alterações (apenas Boeck, Carrillo e talvez André Santos não serão titulares) o Sporting nunca conseguiu unir o seu jogo. Mostrou-se sempre algo apático, sem criar verdadeiras ocasiões de perigo, lembro-me do lance do Capel que esse lance nasce de uma infantilidade do defesa do Rio Ave, de resto pouco ou nada fizeram para inverter o rumo dos acontecimentos.
Já o Porto, depois da derrota frente ao Apoel e também com o empate frente ao Zenit disse adeus à Liga dos Campeões e pensava que seria o começo de uma época fraca para o Porto, mas pelos vistos enganei-me e apesar da saída da Taça de Portugal, o Porto tem agora, mesmo não jogando como na última época, ganho os seus jogos com relativa facilidade e por isso, neste momento, é difícil ver quem está melhor preparado para o clássico.
O Porto está em primeiro lugar (em igualdade pontual que o Benfica) e se ganhar este jogo o Sporting passa a ter nove pontos de desvantagem e na jornada a seguir vai jogar a casa do Braga. Era importante para os 'leões' conseguirem um bom resultado e uma excelente exibição frente aos 'dragões' para melhorarem os índices de confiança (não em demasia, claro) e motivação.
Quem estará muito atento a este clássico é também o Sport Lisboa e Benfica que vai desejar uma derrota ou empate do Porto para conseguirem, finalmente, distanciarem-se do seu maior rival.
Por isso, e como já disse, é difícil agora adivinhar quem poderá estar por cima no encontro de sábado. O Sporting joga em casa e tem obrigação de conseguir um bom resultado e por outro lado, o Porto tem um excelente conjunto de jogadores e precisam, principalmente, de um Hulk inspirado e em dia sim para conseguirem derrotar este Sporting.
Vai uma parecia amigo? Muito bom este blog, bem estruturado e com boa escrita, parabéns.
http://artigosdefutebol.blogspot.com/
aznag,
Excelente crítica. É este o tipo de comentário que procuramos, embora claro, não tenham obrigatoriamente de ser todos tão bem escritos e estruturados.
Quanto à parceria, é algo que parece beneficiar ambas as partes, mas exige primeiro uma conversa com os restantes colaboradores do Negócios do Futebol.
Quando houver uma resposta concreta, nós comunicamos a partir deste artigo.
Esteja atento.
Cumprimentos