Benfica e Braga vencem na ressaca europeia

Benfica e Braga vitoriosos

O Benfica venceu em Paços de Ferreira por 5-1 na partida que fechou a 24ª jornada da Liga portuguesa e manteve os 13 pontos de diferença relativamente ao líder FC Porto, enquanto o Sp. Braga ascendeu ao quarto lugar ao derrotar em casa o Rio Ave, por 1-0.

Numa antecipação da final da Taça da Liga, agendada para 23 de Abril, em Coimbra, o Benfica manteve os 13 pontos de desvantagem em relação ao líder FC Porto, pelo que os "dragões" precisam de ganhar na próxima jornada, no Estádio da Luz, para suceder aos "encarnados" – sorteados para defrontar o PSV Eindhoven nos quartos-de-final da UEFA Europa League, em Abril – como campeões a cinco jornadas do fim.

Nuno Gomes (SL Benfica)

Na Mata Real, Óscar Cardozo adiantou a formação de Jorge Jesus logo aos cinco minutos, de penalty, a castigar falta de Javier Cohene sobre Javi García. Pablo Aimar (13) e Nicolás Gaitán aumentaram a diferença, antes de Lionel Carole, lateral-esquerdo do Benfica, cabecear para a sua baliza um livre do Paços aos 28 minutos.

À meia-hora, o guarda-redes Roberto desviou para o poste um livre de Ozéia Maciel, mas a expulsão de Cohene aos 41 ajudou a travar as hipóteses de recuperação dos "castores". Nuno Gomes entrou em campo aos 77 minutos, a tempo de bisar aos 82 e nos descontos, confirmando a queda do oponente do quarto para o sexto posto.

No Minho, João Tomás (Rio Ave) e Paulão (Braga) acertaram nos postes das balizas adversárias em jogadas consecutivas aos 34 e 35 minutos, e o mesmo aconteceu a Alan, avançado da equipa do Minho, seis após o intervalo. Vindo de cinco jogos sem perder nos quais não sofreu qualquer golo, o Rio Ave viu a sua resistência quebrar aos 73 minutos, quando um livre de Hugo Viana sofreu um desvio em Gaspar, defesa do conjunto de Carlos Brito, e traiu o guarda-redes Paulo Santos.

O triunfo fez a equipa de Domingos Paciência – que na quinta-feira chegou pela primeira vez aos quartos-de-final de uma prova de clubes da UEFA, ao afastar o colosso Liverpool FC da Europa League – somar 34 pontos, mais um do que Paços e Vitória de Guimarães. in UEFA.com