O pior Benfica de sempre


Quatro jogos, três derrotas e uma vitória. Não há memória de um Benfica assim. Não há memória porque nunca existiu. Este é o pior arranque de sempre dos encarnados no campeonato nacional, fruto da derrota nesta sexta-feira, frente ao V. Guimarães.

Em quatro ocasiões anteriores, as águias, em quatro jornadas, tinham conseguido uma vitória, um empate e duas derrotas como piores registos. Aconteceu em 1950/51, 1985/86, 1997/98 e, por fim, em 2005/06. Em nenhuma dessas ocasiões o Benfica conseguiu sagrar-se campeão nacional. Em 50/51 e 2005/06 foi terceiro; em 85/86 segundo, tal como em 97/98. in Maisfutebol

Reacções ao jogo: Benfica reclama da arbitragem
David Luiz (Benfica): «Há dois penáltis claros e uma série de erros do juíz que nos prejudicaram. Sem tirar mérito ao adversário, assim fica difícil para nós! A equipa batalhou bastante, mas ficaram dois penáltis por marcar, em dois lances de um para um só com o guarda-redes pela frente. Resta levantar a cabeça e continuar a trabalhar. Os adversários já nos conhecem, a nossa forma de jogar... Temos de lutar contra tudo e contra todos.»

Jorge Jesus (Benfica): «O Benfica foi hoje nitidamente prejudicado, as acções da equipa de arbitragem condicionaram a equipa por completo: dos 11 jogadores, sete foram amarelados, o Cardozo viu um amarelo em situação de golo, num fora-de-jogo que não existiu. Assim, tiramos muitas consequências dos lances não assinalados pela equipa da arbitragem, entre eles duas penalidades, tudo isto interfere no jogo, táctica e tecnicamente. Há duas grandes penalidades por assinalar, uma claríssima, que não merece discussão, sobre o Carlos Martins.Também sabíamos que vínhamos defrontar uma boa equipa, num estádio difícil. Mas nitidamente, esta equipa de arbitragem teve influência no resultado, queríamos jogar, mas esta arbitragem foi tendenciosa, tirou-nos capacidade nos lances decisivos do jogo. Houve pormenores do jogo que não nos deixaram ganhar. Estamos preocupados pelo que aconteceu hoje aqui.»

Manuel Machado (Vit. Guimarães): «Dá sempre algum gozo vencer o vencedor e o Benfica é o actual campeão português, um grande candidato e, neste contexto, os 3 pontos têm um sabor especial. São mais 3 pontos, a juntar aos outros de jogos difíceis, que se vão traduzir numa posição mais tranquila na tabela classificativa. Entrámos bem, tivemos algumas oportunidades e o Benfica reagiu, chegando ao empate através de um erro individual, que acontece a todos. O Vitória está com mais confiança, lembro que não fez férias durante a paragem, trabalhou no duro e está preparado para fazer uma campanha ao nível do clube, dos adeptos e desta cidade.»