O Negócios do Futebol volta com sua rubrica "De Olhos no Futuro" depois de um interregno de mais de um mês. Desta vez vamos abordar a curta, mas promissora carreira de Tomas Necid.
Necid, avançado de 20 anos, é uma das maiores promessas do futebol checo. Dotado de uma poderosa estampa física (1,90m) o ponta-de-lança do CSKA de Moscovo tem atraído o interesse de Juventus e Bayern Munique, embora o jogador já tenha manifestado a vontade em evoluir no clube russo que no princípio da época gastou 4 milhões para tirar o avançado do Slavia de Praga.
Apesar da sua estatura elevada, Necid não é o típico avançado de área que se coloca entre os defesa, aproveitando falhas defensivas. Pelo contrário, é um avançado bastante móvel com bastante técnica, que gosta de efectuar movimentos verticais. Remata bem com os dois pés, embora o seu preferido seja o direito. E, claro está, é exímio no jogo aéreo, o que lhe permitiu em 2008-09 ser o melhor marcador da Liga Checa na primeira volta, com 11 golos em 16 jogos.
O jogador começou sua carreira nas escolinhas do Sokol Stodulky, mas cedo despertou a atenção do Slavio de Praga, mudando-se para esta clube ainda muito jovem. Em Setembro de 2006 estreou-se pela equipa principal, tendo marcado o seu primeiro golo um mês depois. Porém, com pouco espaço na equipa, o avançado foi emprestado na época 2007-08 ao Jablonec. Embora tenha chegado a meio da época, os seus 5 golos contribuiram para impedir a descida de divisão do modesto clube checo e as suas exibições foram convincentes, ao ponto de ter tido a oportunidade de representar, na época seguinte, o Slavia de Praga.
Em 2009, o CSKA pagou cerca de 4 milhões de euros pelo checo, que em 2008 foi a estrela da selecção sub-19, vice campeã europeia. Pelo clube de Moscovo marcou 9 golos em 27 partidas e é apontado pela crítica como a futura referência do ataque da selecção da República Checa.
1 comentários:
pensava que tinham acabado com isto! isto é bom para eu contratar jogadores no fm XD