FC Porto vence Supertaça


O FC Porto venceu o Paços de Ferreira por 2-0, em Aveiro, e conquistou a 16.ª Supertaça Cândido de Oliveira do seu historial. Ernesto Farías, após 'brinde' de Cássio, e Bruno Alves apontaram os golos do triunfo portista na segunda parte.

O P. Ferreira apresentou-se no Municipal aveirense já com quatro jogos oficiais disputados – nas pré-eliminatórias de acesso à Liga Europa – e o bom ritmo competitivo da equipa de Paulo Sérgio foi notório na primeira parte.

Exibição desiniba e com fluidez na troca da bola colocou sérias dificuldades ao FC Porto, e poderia ter resultado em golo em duas ocasiões, por Baiano (3) e Cristiano (8).

Os tetracampeões nacionais, que disputavam em Aveiro o seu primeiro compromisso oficial da época – após cinco vitórias, um empate e uma derrota nos jogos de preparação – entraram no jogo estranhamente apáticos e sem capacidade para reagir à dinâmica pacense. ‘Rasgos’ individuais de Hulk (22) – concluído com remate de Belluschi – e Varela (23) quebraram a inércia azul-e-branca e obrigaram Cássio a dizer ‘presente’, dando início a período de supremacia que seria expectável desde o pontapé de saída.

Jesualdo Ferreira lançou Farías para a segunda parte, em detrimento de Belluschi, e a aposta revelou-se certeira. O avançado argentino precisou apenas de 14 minutos para fazer funcionar o marcador, aproveitando da melhor maneira ‘brinde’ de Cássio – o guarda-redes brasileiro quis recriar-se com a bola em zona proibida e... foi buscá-la ao fundo das redes.

O golo foi rude golpe para o Paços, que se eclipsou enquanto equipa aguerrida e personalizada. O FC Porto agigantou-se e dispôs de várias ocasiões para dilatar a vantagem, o que acabou por acontecer ao ‘cair do pano’, com um cabeceamento fulgurante de Bruno Alves.








Estádio Municipal de Aveiro


Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi (Farías, 46) e Raul Meireles (Guarín, 90); Mariano (Tomás Costa, 74), Hulk e Varela.

Suplentes: Nuno, Miguel Lopes, Maicon e Valeri

P. FERREIRA: Cássio; Filipe Anunciação (Carlitos, 65), Ricardo, Ozéia (Coelho, 82), Kelly e Jorginho; Leonel Olímpio e Pedrinha (William, 68); Baiano, Romeu Torres e Cristiano.

Suplentes: Coelho, Maikon, Fábio Pacheco e Leandrinho

Disciplina: Cartão amarelo a Jorginho (37), Alvaro Pereira (44), Filipe Anunciação (47), Bruno Alves (48), Romeu Torres (48), Olímpio (55), Ozeia (72)

Marcadores: 1-0, Farías (1-0); 2-0, Bruno Alves (89)

Ao intervalo: 0-0

Resultado final: 2-0