Espanha vence Itália e revalida título europeu


Apesar de não ter feito tanto como se previa, tendo alguma sorte (vamos dizer assim) à mistura, a Espanha chegou á final, e a par da Itália foi finalista deste Europeu. Maior motivo de orgulho do que chegar a uma final é precisamente...vencê-la. Os «nuestros hermanos» vencem (mais uma vez) o Europeu, desta vez derrotando a Itália por 4-0. Fraca fisicamente, e sem muitas ideias, a Itália foi à final mas não conseguiu um resultado melhor do que ele que realmente se confirmou. 

Enfim, já muito fizeram eles em chegar a tão adiantada fase final do Europeu. No início até estavam para desistir, devido ao impacto da confusão que se fez sentir durante o pré-Europeu, relacionado com corrupção italiana, mas deram a volta e surgiram neste Europeu bastante fortes, sem conseguir evitar no entanto a máquina espanhola, que demoliu como e quando queria a selecção italiana.

David Silva, Jordi Alba, Mata e Fernando Torres foram os autores dos golos da partida, todos eles a favor da Espanha, claro está. A Itália foi lutando mas sempre sem criar muito perigo para Casillas, que quase se revelou um espectador durante o jogo. De lembrar ainda alguns aspectos importantes, não apenas desta final mas de toda esta competição: Iniesta foi considerado pela UEFA como o Melhor Jogador do Europeu 2012 e Fernando Torres, avançado do Chelsea, foi o Melhor Marcador da competição, apontando os mesmos 3 golos que Mário Gomez, Cristiano Ronaldo e Dzagoev. El Nino, no entanto, venceu o prémio devido ao facto de ter sido o jogador deste lote com menos minutos feitos neste Europeu.