Montpellier sagra-se campeão francês


 
Numa última jornada dramática em França, o Montpellier acabou mesmo por se sagrar campeão, pela primeira vez na sua história, ao vencer um encontro turbulento em Auxerre por 1x2. 

A partida esteve duas vezes suspensa depois dos adeptos do já despromovido Auxerre terem arremessado objetivos para o relvado, o que fez com que a partida do Paris Saint-Germain, em Lorient, terminasse primeiro, com triunfo dos parisienses por 1x2.

Significava isto, e numa altura em que o resultado estava 1x1, que o Montpellier não podia perder sob pena de ver fugir o título na última jornada para a equipa de Carlo Ancelotti.

O novo campeão gaulês até esteve em desvantagem, depois do golo de Olivier Kapo, aos 20 minutos, mas um golo de John Utaka, aos 33', acabou por restabelecer a igualdade no Abbé-Deschamps.

Seguiram-se as duas interrupções e o final da partida do PSG, que manteve o suspense quase até fim, até que Utaka bisou e confirmou a festa do Montpellier, novo e inédito campeão francês de futebol.

No restante quadro da Ligue 1, o Lille fica com o play-off da Liga dos Campeões, enquanto Lyon e Bordeaux vão jogar na Liga Europa, assim como o Marseille, 10º classificado, mas por via da Taça da Liga. Caen, Dijon e Auxerre desceram à Ligue 2.