A jornada 30 e o que ela nos trouxe

 Estando já definido o pódio do campeonato, com FC Porto a ser campeão, o Benfica a seguir-se e o Sp. Braga a completar o Top3, faltava ainda saber de alguns resultados que viriam a decidir o resto de toda a tabela classificativa. 

Em Vila de Conde, jogou o campeão nacional, que goleou o Rio Ave por 5-2, tendo Kléber, surpreendendo tudo e todos, marcado um hattrick, acabando o campeonato com 9 golos marcados. Quem também fez o gosto ao pé foram Djalma e James Rodríguez. Excluindo obviamente o avançado brasileiro, não houve destaques individuais, tendo o colectivo levando a melhor, num jogo que começou com Lucho González e Hulk no banco de suplentes.

Lá mais para baixo, também houveram motivos de festa. O Benfica visitou o terreno do Vitória de Setúbal, e apesar de até ter estado em desvantagem no marcador, conseguiu a vitória e mais do que isso. Com este resultado, e tendo Oscar Cardozo marcado um golo, os encarnados podem também festejar o facto do «Tacuara» ter sido distinguido como melhor marcador da prova, apontando 20 tentos em todo o campeonato nacional.

Também o Sporting, rejuvenescido desde a entrada de Ricardo Sá Pinto, fez o pleno no Estádio de Alvalade, com 11 jogos e igual número de vitórias, fechando também o campeonato com um triunfo. Os leões receberam e venceram o Sporting de Braga por 3-2, num jogo que ficou marcado por outro hattrick. Também Ricky Van Wolfswinkel, avançado holandês, esteve em noite inspirada e apontou os 3 golos da equipa leonina, tendo Hélder Barbosa e Lima, de grande penalidade, marcado para os minhotos.

Como já referido, Óscar Cardozo foi o melhor marcador do campeonato, que embora tenha acabado com os mesmos golos que Lima, do Braga, leva a melhor, isto porque jogou menos tempo que o avançado brasileiro. O FC Porto, bi-campeão nacional, assegura o melhor ataque mas também a melhor defesa da prova. Falando ainda sobre as contas do campeonato, pode adiantar-se que a Académica, com uma vitória no último jogo garante a permanência e o acesso, imagine-se, à Liga Europa. Isto porque acima da Académica, ficaram algumas equipas cujos orçamentos não lhe serão permitidos entrar nas competições europeias, ficando os «estudantes» com esse privilégio.

Em zona de despromoção, e já confirmada, ficaram a União de Leiria e o Feirense, que vão, ao que tudo indica, descer de divisão e começar a próxima época na Liga Orangina.