De olhos no futuro: Salvador Agra

A temporada 2010/2011 não correu de feição ao Varzim SC, pois este histórico clube desceu à II Divisão após largos anos de participação nos campeonatos profissionais. No entanto, a qualidade de jogo apresentada e a aposta em jovens oriundos das suas camadas jovens foram bastante apreciadas pelos acompanhantes do futebol nacional.

Uma prova do valor destes atletas foi o facto de alguns deles terem dado o salto para a Liga ZON Sagres na temporada seguinte. Assim, jogadores como Salvador Agra, Luís Neto e Rafael Lopes, após as suas boas performances individuais, conseguiram firmar contrato com clubes do principal escalão. O primeiro foi inclusivamente uma das revelações deste campeonato, sendo eleito, por várias vezes, o melhor em campo pela imprensa.

 Com um rico historial de jovens formados na sua cantera, o Varzim deu a conhecer mais um miúdo com um futuro bastante promissor. Salvador entrou muito novo para os escalões de base da turma poveira e foi, desde logo, apontado como um jogador com potencial para singrar no futebol. 

Visto como uma promessa, o jovem chegou assim com naturalidade à equipa principal na temporada 2010/2011. Apesar de cumprir o primeiro ano no escalão sénior, Salvador não se intimidou e realizou uma boa campanha em termos individuais, destacando-se pela atitude e entrega que empregava em cada lance.

Dada a sua estatura física (166 cm; 60 kg), o extremo tem um centro de gravidade muito baixo e apresenta uma velocidade impressionante, evidenciando-se ainda pelo forte remate de longa distância que possui. Estas faculdades suscitaram a atenção de alguns clubes, acabando o jovem por se mudar para o Algarve, para representar o Olhanense.

A época de estreia na liga portuguesa foi soberba para este pequeno grande jogador, que foi claramente uma das surpresas da prova. As boas exibições convenceram mesmo o Bétis de Sevilha a desembolsar 200 mil euros para adquirir este irrequieto extremo, tendo em vista a próxima época. Para além disso, Salvador passou, fruto das suas actuações, a fazer parte das escolhas de Rui Jorge para a selecção sub-21, sendo mais uma prova da temporada de sucesso que protagonizou em Olhão.

Texto de Rumo ao Estrelato para o Negócios do Futebol