Crónica: Hulkodependentes


FCPorto24 - "Hulkodependentes"

Hulk. É este o jogador mais importante para o FCPorto. Há dúvidas? Não me parece. Finaliza agora a sua 4ª época de azul e branco, e esta poderá, quase de certeza, ser a sua última na invicta. Chegou da segunda liga do Japão (do Tokyo Verdy) com 21 anos. Foi aposta de Jesualdo e uma aposta bem ganha. O brasileiro já conhecia Portugal pois já ca tinha jogado em 2001/2002 e quando chegou ao Dragão chamou logo a atenção. Um físico mesmo à “Hulk” capaz de, aparentemente, virar 30 Emerson’s de uma vez. Chegou, viu, evoluiu e venceu. Venceu quase tudo. Faltou a Champions e claro, a taça da liga. Três campeonatos de Portugal, assim como Taças de Portugal e Supertaças de Portugal. Individualmente foi, e continua a ser, o habitual “jogador do mês”. Nove vezes. Hulk foi considerado 9 vezes o melhor jogador do mês na Liga Portuguesa. Foi o melhor marcador na época passada (com 23 golos) e esta época é 3º classificado, com 16, atrás de Cardozo e Lima. Cai o número de golos mas aumentou o das assistências. Neste momento o esquerdino leva 10, liderando a lista a frente de Artur (Beira Mar). Para acrescentar é o jogador com mais bis nesta Liga (são 5) e com mais golos de penalti (sete) e é o jogador, a par de Cardozo, com mais penaltis falhados . Resumindo: 16 golos (21 no geral), 10 assistências, 25 jogos realizados (38 no total das competições) sendo só superado por Helton e Moutinho. Desses 25, só um é que começou no banco. Podemos ainda dizer que é o segundo mais rematador da Liga, com 83 remates, estando atrás do bracarense Lima.

A partir destes números vemos a importância de Hulk na equipa. Mas não se fica por aqui. O “Incrível” (como lhe chamam) marcou 5 golos da vitória e foi decisivo em oito vitórias e num empate. Retirando os golos de Hulk nesta altura andávamos na zona do 4º/5º classificado. Hulk foi decisivo na conquista dos 3 pontos contra o Guimarães (logo a abrir o campeonato), contra o Gil Vicente (bisando na vitória por 3-1), nas duas partidas contra o braga, contra o Beira Mar, contra o Benfica (na segunda volta), assim como com o Marítimo e, ainda nesta última jornada jogada, contra o Sporting (bisando e dando um colorido especial á festa). Foi ainda decisivo na garantia do empate frente á Académica a uma bola. De salientar o facto de que nos 2 piores jogos do Porto para o campeonato Hulk não jogou. Refiro-me ao empate a zero com o Feirense e na derrota por 3-1 com o Gil Vicente.

Mas Hulk não é só feito de números. É um jogador diferente. Diferente de todos os outros. Às vezes é certo que está apagado mas de um momento para o outro, pimba! Toma lá uma bilha! Marca golaços assim do nada… Muitas vezes até quando está a fazer um jogo menos bom e começa a ser assobiado. É como se acordassem a besta! Num segundo é assobiado no outro já toda a gente grita “GOLÃO!” e o Speaker do Dragão faz questão de repetir! Incrível é um dos muitos adjetivos para caracterizar este fenómeno. Faltam palavras para descrever este brasileiro.

Para concluir podemos ainda discutir o seu mercado. O Porto investiu cerca de 19 milhões neste fantástico extremo e a sua clausula é de 100 milhões de euros! Todo o mundo (literalmente) está de olhos postos neste craque de 25 anos! Chelsea, PSG, City, Anzhi, … Foram vários os clubes associados a Hulk chegando a haver rumores de propostas enormes, a rondar os 70 milhões (segundo a imprensa foi o PSG) ou até valores a volta dos 60 milhões (Chelsea, entre outros).

Analisando tudo isto podemos concluir uma coisa. O nosso enorme clube sofre de uma doença. Uma doença única em todo o mundo e de cura muito difícil. Essa doença dá-se pelo nome de: HULKODEPENDÊNCIA!

O que é certo é que neste momento sofremos desta doença e com o final da ligação de Hulk com o Porto vamos ter de arranjar uma cura (que será bastante complicada de encontrar)

Haverá cura para esta doença? Terá mesmo chegado ao fim o ciclo do Incrível no Dragão? Quem poderá ser o seu substituto? É o melhor jogador do campeonato português? Até onde poderá Hulk ir na sua carreira? Qual será o seu destino? E o seu valor de mercado? E qual foi, para ti, o melhor golo do brasileiro ao serviço do FC Porto?

Crónica escrita por Daniel Azevedo