André Santos é para vender

André Santos é outro dos membros do atual plantel que não deverá vestir de verde e branco em 2012/13. O jovem que foi uma das revelações da Liga ZON Sagres em 2010/11, ao ponto de o seu desempenho no Sporting, como médio-defensivo, ter merecido a atenção de Paulo Bento, selecionador nacional que lhe proporcionou o estatuto de internacional, perdeu espaço no plantel e nunca foi opção prioritária na temporada que agora termina, razão pela qual pretende prosseguir longe de Alvalade a sua carreira, desfecho que a SAD aceita, uma vez que não faz parte dos planos para a construção do grupo do próximo ano. Transferido, o jogador espera poder voltar a ser utilizado com maior regularidade.

Apesar da escassa utilização nesta campanha, que o fez perder o comboio do Euro' 12, André Santos mantém estatuto elevado aos olhos do mercado, mas não o suficiente para satisfazer as pretensões leoninas. A SAD aceitaria de bom grado uma cedência a título definitivo, mas pretende ser compensada em cerca de cinco milhões de euros, valor que dificilmente será alcançado por uma proposta na atual conjuntura. Assim, o desfecho mais provável passa por um empréstimo com opção de compra, que dê margem ao atleta para convencer o clube a investir o valor pretendido pelo Sporting.

Recorde-se que André Santos fez a sua estreia no escalão principal já com o estatuto de emprestado, ao serviço do Leiria, onde se tornou peça absolutamente fundamental, ao ponto de o emblema da cidade do Lis ter recusado devolvê-lo a Alvalade em janeiro de 2010, quando os leões o queriam fazer regressar para o reforço de um meio-campo em dificuldades.

Agora, durante o defeso, deverá chegar ao fim uma ligação que se iniciou no ano 2000, altura em que André Santos passou a fazer parte, oficialmente, das escolas do Sporting.