Porto brilha novamente na Luz e isola-se na liderança



O Futebol Clube do Porto voltou a vencer no Estádio da Luz, num jogo bem disputado e repleto de emoção, deixando os rivais de Lisboa numa posição desconfortável, eles que há duas semanas mantinham uma distância segura de 5 pontos para os dragões, que entretanto perderam devido aos desaires com Vitória de Guimarães e Académica. Para além de ter garantido a liderança isolada do campeonato (tendo agora 3 pontos de vantagem para o Benfica que, para efeitos práticos, são quatro, uma vez que os dragões têm vantagem no confronto directo) os azuis e brancos ganham um novo ânimo para enfrentar o último terço do campeonato e defender o título conquistado na temporada passada. Vítor Pereira preparou o jogo de forma bastante eficaz e os riscos que tomou ao longo da partida surtiram efeito, tendo esta exibição e sobretudo o resultado final actuado como uma espécie de chapada de luva branca naqueles que ao longo da temporada o têm acusado de não ter qualificações suficientes para dirigir o actual campeão nacional. Já Jorge Jesus, que cometeu erros em várias abordagens nesta partida, encontra-se numa posição desconfortável e caso não seja bem sucedido na Liga dos Campeões nem no que resta do campeonato, a probabilidade de abandonar o clube da Luz no final da época é bastante considerável.

O Porto entrou no jogo com vontade de vencer, começando por pressionar muito em cima do terreno, não deixando espaço para o Benfica sair a jogar. Por isso não foi de estranhar que aos sete minutos Artur já estivesse a recolher uma bola de dentro da baliza encarnada. Um grande trabalho de Hulk na direita, finalizado com um remate imparável no bico na grande área foi o suficiente para abrir o marcador no Estádio da Luz. Entretanto, o Porto deixou de pressionar tão fortemente o adversário e a ligeira subida de Witsel no terreno de jogo foram fundamentais para um ascendente do Benfica ao longo dos minutos que se seguiram ao golo inaugural. O Benfica teve uma par de oportunidade, desperdiçadas por Cardozo e Aimar, ao passo que o Porto também viu Janko e Moutinho errarem os alvos, sendo que este último ainda mandou uma bola à trave da baliza defendida por Artur. Numa altura em que o jogo parecia equilibrado, Cardozo empatou a partida, depois de um remate que ressaltou em vários jogadores ter acabado nos pés do paraguaio que se encontrava sozinho perante Hélton.

No regresso dos balneários, o Benfica entrou mais forte e com vontade de marcar o segundo golo. Os primeiros minutos foram de domínio claro dos encarnados, que fizeram valer a sua superioridade com um golo logo no início da segunda parte, fruto de livre na direita do ataque, teleguiado até à cabeça de Cardozo, que apontava o seu segundo golo no jogo. Com o resultado desfavorável, Vítor Pereira entrou em acção e, num acto que muitos terão considerado arriscado, tirou o defesa central Rolando, já amarelado, para colocar James Rodríguez, que havia jogado quase a totalidade da partida pela sua selecção na madrugada anterior em Miami. E foi esta substituição que veio alterar por completo a partida. Djalma, até então extremo esquerdo, recuou para a direita da defesa, empurrando Maicon para o meio do eixo defensivo, de forma a que James se posicionasse no ataque, cambaleando entre a esquerda e o miolo do tridente ofensivo. A partir da entrada do jovem colombiano, o Porto tomou as rédeas do encontro para nunca mais as largar. Numa recuperação de bola no meio do terreno, James Rodríguez avançou, tabelou com Fernando e rematou para o empate. Estava feito o 2-2 e o jogo preparava-se para virar completamente do avesso. No ultimo quarto de hora, a expulsão de Emerson por acumulação de amarelos veio complicar ainda mais a tarefa do Benfica, que após o segundo golo tinha perdido o norte dos acontecimentos e lutava sobretudo para não sofrer mais um golo. No entanto, com a saída do lateral brasileiro, a equipa ficou bastante descompensada defensivamente e entrada de Kléber para o lugar de João Moutinho deixou bem patente qual o sentido que Vítor Pereira queria que o jogo tomasse. Assim, foi com com relativa facilidade que o Porto chegou ao 3-2, num golo apontado por Maicon e em que Artur ficou mal na fotografia, permitindo que os dragões escapassem aos encarnados na luta pelo título nacional.

Destaques da partida:

Benfica:

7-Cardozo: Não foi por ele que o Benfica perdeu novamente pontos. Aquilo que se pede a um avançado é que marque golos e hoje, nesse capítulo, o paraguaio esteve em bom nível, apontando os dois golos da sua equipa e saltando para a liderança da lista de melhores marcadores da Liga.

6-Witsel: Esteve desaparecido nos minutos iniciais do encontro, mas a sua subida no terreno após o primeiro golo dos forasteiros levou a equipa em frente, até dar a volta ao resultado. No entanto, após a saída de Aimar por lesão não foi capaz de fazer muito mais para ajudar o Benfica, uma vez que não teve correspondência por parte dos restantes jogadores da equipa encarnada.

4-Jorge Jesus: Esteve mal em vários aspectos do jogo, sobretudo ao nível das substituições. Quando Aimar se lesionou e tendo em conta o estado da partida, pedia-se que entrasse alguém para segurar o resultado que naquele momento era positivo para os encarnados. No entanto, fez entrar Rodrigo, cuja condição física era duvidosa e que não contribuiu em quase nada para o resto da partida. Depois de quatro jogos sem vencer, as coisas complicaram-se para o treinador do Benfica, que deixou escapar uma vantagem de cinco pontos em apenas três jornadas, para ficar agora a três pontos do líder.

Porto:
8-James Rodríguez: O miúdo colombiano aterrou na Luz para virar por completo uma partida que estava complicada e com um resultado negativo para o FC Porto. Depois de jogar quase os 90 minutos pela Colômbia e de uma viagem desgastante desde Miami, o craque portista só precisou de cinco minutos para recuperar a bola no meio campo, embalar até à grande área, tabelar com Fernando e colocar a bola no ângulo da baliza de Artur e restabelecer o empate. Minutos depois fazia a assistência para o cabeceamento fulminante de Maicon que deu a vitória aos portistas. El Bandido foi, sem ´duvida, a figura deste encontro, apesar de ter actuado apenas cerca de meia hora.

8-Maicon: Pegou de estaca no onze portista e só algo de transcendente o poderá tirar desse lugar até final da época. Defensivamente esteve impecável, que no capítulo da antecipação, quer nas bolas altas ou mesmo posicionamento. Foi um gigante na defesa, brilhando tanto na direita como no centro. No entanto, o momento mais alto foi quando subiu ao segundo andar para aproveitar uma má saida de Artur e posicionar a bola dentro da baliza do brasileiro do Benfica.

8- Vítor Pereira: Entrou, arriscou e ganhou. A equipa entrou com uma atitude positiva e à procura da vitória, no entanto, no momento de maior aperto, o treinador soube ler o jogo e decidiu arriscar, tirando Rolando para fazer entrar um estupendo James. A aposta foi ganha e o treinador recebe uma grande parte do crédito da vitória dos dragões, tendo levado a melhor sobre o seu colega de profissão, calando muitas vezes críticas que se têm vindo a levantar desde que assumiu o comando técnico do Porto.