Olhar sobre o FC Porto

A Mística Azul e Branca - Quatro toques de pura classe


1 – O primeiro toque de grande classe é das duas equipas que jogaram o Clássico da passada Sexta-feira. Não me recordo de ver um jogo tão bem disputado e entretido entre Águias e Dragões. O Clássico terminou com 5 golos marcados por ambas as equipas e a atitude que Porto e Benfica tiveram numa partida que encaram de peito aberto resultou num jogo de pura classe. Apenas se lamenta que o mau perder da parte do treinador e Presidente dos Encarnados, seja a única mancha num hino ao futebol. Mas já diz o povo e muito bem: “ Vozes de Burro não chegam aos Céu”, por isto é deixá-los a falar para as paredes.


2 – O outro toque de pura classe é o jogador Maicon. Já há muito que defendo o brasileiro é o Melhor central que os Azuis e Brancos têm no seu actual Plantel.

Otamendi nunca me convenceu e actualmente o argentino tem estado a realizar uma temporada muito aquém daquilo que nos mostrou em épocas anteriores. O mesmo digo de Rolando que já nem parece o mesmo desde que André Villas-Boas foi treinar o Chelsea, e demonstrou interesse em contar com os serviços do central português.

Agora só falta que Vítor Pereira perca de vez a panca que tem em colocar o Maicon a defesa direito quando o Brasileiro só fica completo quando joga a central. Espero que surja uma Boa Alma que se lembre de fazer uma Petição online para que o Maicon jogue sempre na posição de Central. O Clube agradece e os Adeptos também.


3 – Seria um erro tremendo falar de Classe e não fazer uma referência ao Hulk. O golo que o Incrível marcou foi simplesmente genial, e é algo que só um lote muito reduzido de jogadores consegue fazer. Hulk destruiu por completo a ala esquerda da defesa do Benfica, daí que não tenha sido estranha a expulsão de Emerson.

Espero sinceramente que todos os Portistas possam voltar a ver este Hulk nos próximos jogos que faltam jogar até ao final da Liga Zon Sagres, pois se o FC Porto tiver este Hulk acredito que mesmo a mancar o Futebol Clube do Porto alcançará o Bi Campeonato Nacional.

O único reparo que faço a Hulk é o facto de este por vezes se agarrar muito á bola. Se por vezes o brasileiro passasse a bola ao colega no momento certo em vez de ir para cima do adversário, o FC Porto teria com toda a certeza muito mais golos marcados e, consequentemente, mais vitórias em todas as Competições.


4 – Reservei o melhor para o fim pois James Rodriguez é sem sombra de dúvida o ponto de maior classe deste jogo que se realizou na Luz. O jovem Colombiano chegou de Miami onde representou a sua Selecção, juntou-se á equipa em Lisboa não tendo descansado devidamente e ainda teve tempo de marcar um grande golo e de virar o jogo a favor dos portistas.
Com jogadores destes é impossível não se ser Campeão Nacional mesmo com um Treinador de um nível reduzido como é o caso de VP.  

Crónica semanal de Pedro Silva, The Blue Onepara o Negócios do Futebol