Lima: "Só" o melhor marcador do campeonato!

Depois de uma valente caminhada pelo futebol brasileiro, de onde é proveniente, Lima assinou pelo Belenenses, clube onde passou apenas uma temporada, marcando 10 golos, 2 ao FC Porto, facto que provocou o aumento da cobiça ao avançado brasileiro por parte de outros clubes na temporada 2009/2010.

Na época seguinte, em 2010/2011, Lima foi contratado pelo Sporting de Braga, clube onde ainda hoje joga. Titular em praticamente todos os jogos na ainda equipa orientada por Domingos Paciência, o avançado ex-Belenenses marcou por 14 vezes, ao serviço dos «arsenalistas».

Hoje, Lima está ainda contratualmente ligado ao Sporting de Braga, embora tudo indique para que que possa abandonar o clube bracarense já no final da presente temporada. Aos 28 anos, Lima está no auge da sua carreira: é o melhor marcador do campeonato, já leva 22 golos em toda a temporada e é um dos «meninos de ouro» do plantel «arsenalista».

A mobilidade, remate fácil e a sua capacidade de jogar de costas para a baliza são os principais pontos fortes de Lima, pese embora a sua irregularidade. É capaz do melhor e do pior, mas quando se encontra "inspirado" consegue transmitir isso à equipa e com a ajuda dos companheiros tornar-se um avançado "temível", não pelo físico, obviamente, mas pela sua capacidade de movimentação e de fazer golos.

Lima é hoje um dos melhores avançados a actuar em Portugal. O avançado brasileiro tem estado em destaque na equipa orientada por Leonardo Jardim, e ao 28 anos, torna-se forte a possibilidade de Lima querer experimentar, no final desta temporada, novos campeonatos.

No início desta temporada, durante o mercado de transferências, o FC Porto procurava um jogador que pudesse fazer esquecer Falcão. O avançado colombiano rumou inesperadamente para o Atlético de Madrid, e os «dragões» ficaram em estado alerta na procura por um avançado competente. Fazer esquecer Falcão, certamente que Lima não o iria fazer, mas "emprestar",de alguma forma, a sua qualidade aos azuis e brancos, lá isso podia, e de que maneira. Já o Benfica procurava um jogador que pudesse fazer «sombra» a Oscar Cardozo. Saviola e Nélson Oliveira têm características diferentes do paraguaio, e nunca poderiam ser seus substitutos caso Jorge Jesus o precisasse. No caso do Sporting, os «leões» procuravam alternativas válidas a Ricky Van Wolfswinkel. E no entanto, Lima continuou sempre no Sporting de Braga...

Poderá dizer-se, sem quaisquer dúvidas, que Lima é o melhor avançado da Liga ZON Sagres? Não terá o avançado brasileiro qualidade suficiente para representar os 3 grandes do nosso futebol?