Gil Vicente elimina Braga nos penaltys e está na final



88 anos depois, o Gil Vicente chega à final de uma competição nacional. Está encontrado o clube que vai fazer frente ao Benfica, na final da Taça da Liga. Os homens de Barcelos, apesar do empate a duas bolas no tempo regulamentar, foram a penaltys, e levaram a melhor sobre o Sp. Braga.

No tempo regulamentar, como acima referido, o resultado fixou-se no empate a duas bolas. Hugo Vieira, à passagem do minuto 14, segurou bem a bola entre a defesa bracarense e depois bateu Quim, guardião dos «gverreiros do Minho» sem grandes diificuldades. De referir que o lance começou no meio campo dos bracarenses, quando estes perderam a bola em «zona proibida». Cerca de 10 minutos depois de Hugo Vieira ter inaugurado o marcador a favor da sua equipa, foi a vez de Lima mostrar que «estava vivo» e que o Sp. Braga iria dar luta. O avançado brasileiro correspondeu da melhor maneira a um cruzamento rasteiro de Mossoró, com Hugo Viana a libertar o médio brasileiro.

Pouco depois, Hélder Barbosa completou a reviravolta no terreno do Gil Vicente. Jogada de Lima na direita, a defesa dos barcelenses "sacode" e a bola sobra para Hélder Barbosa, que com uma boa recepção de peito, rematou de seguida com o seu pé esquerdo para o fundo da baliza de Adriano. Estava completada  a "cambalhota" no marcador e os adeptos bracarenses foram ao «delírio» com o segundo golo da sua equipa.

Na segunda parte o jogo foi equilibrado, e a pertencer aos bracarenses as melhores oportunidades para aumentar a vantagem. O Sp. Braga não marcou e mas teve perto, já o Gil Vicente, tentava em saídas rápidas, igualar a partida de forma a poder depois levar a partida para as grandes penalidades.

A equipa comandada por Paulo Alves conseguiu mesmo levar a partida para «penaltys», isto porque Jr. Caiçara, a um minuto do fim do tempo regulamentar, repôs a igualdade, para grande festa dos adeptos da casa. Lance infeliz para Quim, guardião do Sp. Braga, que perante um remate do jogador brasileiro, deixou a bola escapar-se por baixo dos seus braços, permitindo ao Gil Vicente igualar a partida, para grande desgosto dos «gverreiros do Minho».

Nos penaltys, Hélder Barbosa e Ukra falharam, e Júnior Caiçara, mais uma vez, a ser decisivo, ao marcar a grande penalidade que permitiu ao Gil Vicente seguir em frente, até à final, onde vai enfrentar o Benfica, que também esta semana derrotou o FC Porto por 3-2, no Estádio da Luz.

Melhores momentos do jogo: